em , ,

Qual será o formato do Oscar 2021?

Saiba as alterações para a cerimônia mais aguardada do cinema em meio à pandemia do coronavírus

Por conta da pandemia de Covid-19 algumas mudanças e adaptações precisaram ser feitas para a cerimônia do Oscar 2021 acontecerá em 25 de abril.

Mudança de data

A primeira dessas mudanças foi a data. A entrega do maior prêmio da indústria do entretenimento vinha sendo feita desde 2004 sempre no último domingo de fevereiro, exceto nos anos em que ocorrem as Olimpíadas de Inverno. A competição esportiva possui muita relevância e audiência no hemisfério norte, e a cerimônia de encerramento é justamente no último domingo de fevereiro. Para não conflitar, a Academia de Hollywood faz um pequeno adiamento, para a semana seguinte, ou seja, o primeiro domingo de março.

Até a propagação global do novo coronavírus, a data prevista para o Oscar 2021 era 28 de fevereiro. Conforme o panorama pandêmico foi dando sinais de que não mudaria tão logo, optou-se pelo mês de abril, e acontecerá seguindo adaptações para o chamado novo normal.

Daí, essa foi a quarta vez em toda a sua história que a Academia fez um adiamento significativo. As ocasiões anteriores em que houve postergação foram em 1938, devido à inundação em Los Angeles, em 1968, por causa do assassinato de Martin Luther King, e em 1981, pela tentativa de assassinato do Presidente Ronald Reagan.

Em 2020 O Oscar foi antecipado, acontecendo em 9 de fevereiro. Essa será a primeira vez desde 1988 em que as estatuetas douradas serão entregues em abril.

O formato

 

Claro, todos querem saber como se dará a festa do Oscar 2021, uma vez que as grandes cerimônias de premiação como Globo de Ouro e o Grammy sofreram adaptações. Não é possível hoje ser realizado, por exemplo, um tapete vermelho com fotógrafos e repórteres se aglomerando. E muito menos alojar milhares de pessoas em um teatro sentadas umas junto às outras.

Embora não haja detalhes exatos, em carta enviada aos membros, David Rubin, presidente da Academia, sinalizou que apenas indicados, apresentadores e seus acompanhantes devem comparecer pessoalmente à cerimônia – a loteria que distribui convites aos associados não acontecerá este ano (via site Omelete).

Assim como no Globo de Ouro, haverá dois locais: o Dolby Theater, em Hollywood, que tem sediado as últimas edições da cerimônia, e a Union Station, estação de trem no centro de Los Angeles, uma área ventilada em que se pode colocar os convidados com distanciamento, semelhante à que vimos no Grammy.

Outros eventos protocolares do calendário do Oscar, como o almoço de indicados, o Governor’s Ball (após a cerimônia) e exibições dos concorrentes, não vão acontecer em 2021.

Ainda não há confirmação de apresentador ou apresentadores, nem mesmo se de fato haverá apresentação. Mas nota-se um esforço da Academia em fugir do formato em boa parte remoto que vimos no Emmy e no Globo de Ouro, que tiveram baixa audiência.

Leia também

A lista completa de indicados ao Oscar 2021

Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *