em ,

Remake de sucesso, "Não Se Aceitam Devoluções" é mais do mesmo

Não Se Aceitam Devoluções é o remake do fenômeno de bilheteria No Se Aceptan Devoluciones (2013), simplesmente o filme de língua hispânica mais visto no mercado norte-americano, estrelado e dirigido pelo mexicano Eugenio Derbez. Outro fenômeno, mas do cinema daqui, o ator Leandro Hassum, encara o personagem do mulherengo e bon vivant, Juca Valente, que sempre foge de maiores compromissos na vida, até que uma das mulheres com quem saiu (Laura Ramos), aparece em sua casa com um bebê no colo, dizendo ser seu.
Não só aparece como deixa a criança lá e foge. Isso vira um estopim para uma radical mudança de vida e nove anos depois, ele está morando em Los Angeles, trabalhando como dublê de filmes de ação e exercendo a função de um dedicado pai solteiro, com uma filha esperta e madura. É justamente aí que aparece a tal mãe querendo recuperar o tempo perdido com a filha.
Remake de sucesso, "Não Se Aceitam Devoluções" é mais do mesmo | Críticas | Revista Ambrosia
O filme é vendido como o grande desafio da carreira do ator, num papel “mais complexo, num filme mais humano” do que costuma fazer. Bom, o roteiro não imprime essa tal complexidade, mesmo admitindo que Hassum exerça sua verve dramática com dignidade. Mas o longa não se difere em nada de suas costumeiras comédias de sempre.
Tecnicamente, a direção de André Moraes, parece seguir a cartilha dessas comédias televisivas: direção de arte caricata, fotografia de novela, sempre enquadrando plano e contraplano fechados, trilha sonora intrometida e direção de atores inexpressiva (a atriz mirim, Manuela Kfouri é fraca demais para ser o esteio dramático da trama). O filme original – que vale dizer, já não era lá essas coisas – pegava o espectador pela mensagem efetiva que passava, daí sua comunicação expressiva com as massas para além de seu país. Moraes não parece muito preocupado em trazer densidade à mensagem que o filme quer passar, daí sua conclusão, que não deixa de ser uma virada para quem não conhece a história, parecer apressada e de pouco impacto dramático.
Leandro Hassun tem mais talento que seus filmes parecem querer explorar, mesmo quando vendido como o contrário. Não Se Aceitam Devoluções é muito mais uma estratégia de mercado do que um filme para realmente entreter ou emocionar.
Remake de sucesso, "Não Se Aceitam Devoluções" é mais do mesmo | Críticas | Revista AmbrosiaFilme: Não Se Aceitam Devoluções
Direção: André Moraes
Elenco: Leandro Hassum, Manuela Kfouri, Laura Ramos
Gênero: Comédia
País: Brasil
Ano de produção: 2018
Distribuidora: Fox Film do Brasil
Duração: 1h 39 min
Classificação: 12 anos

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0