em

Como Treinar Seu Dragão

A Dreamworks juntou praticamente toda a equipe de criação de Lilo & Stitch para a Disney e deu a liberdade de criar uma nova animação para empresa. Agora, após assistir o filme, eu prometo a todos que, quem assistir esse filme com certeza irá querer ter uma Fúria da Noite como “bichinho” de estimação.

Um resumo rápido é conveniente. Soluço é o filho de um grande chefe viking o qual comanda uma vila que é constantemente atacada por dragões. Os vikings os matam e os dragões matam os vikings. Por séculos foi isso, e se depender deles, vai continuar sendo assim. Porém, Soluço é fracote demais para matar uma das feras, ainda assim ele tenta impressionar seu pai criando máquinas para capturar dragões.

Existem diversos tipos de dragões, mas o mais temido é o “Fúria da Noite”, uma sombra que todos temem e nunca erra seus alvos. Soluço, no que se pode considerar o maior golpe de sorte, acerta a Fúria, mas ninguém acredita no que ele conta. Quando ele vai em busca do dragão caído, ele encontra mais do que uma fera assassina e daí em frente, ele tem que escolher ser um viking assassino de dragões, ou ajudar seu mais novo amigo.

Bem, o que eu posso dizer, o trailer já tinha mostrado isso tudo que eu falei. Vou deixar pelo menos o final em aberto, como se todo mundo já não soubesse o que acontece né?!

O legal desta animação, como tantas outras, é ver os detalhes, as piadas e até mesmo o caráter dado aos personagens. Ultimamente, a beleza e a qualidade, que ainda são soberbas, ganharam um lugar secundário em razão destes fatores, vide “Wall-E” e “Up – Altas Aventuras”. Aqui, vemos mais uma vez o significado da amizade entre estranhos e o conhecimento entre aqueles de culturas ou raças distintas. Soluço e Banguela (a Fúria da Noite) formam uma dupla divertida, com uma química complicada que ao final dá muito certo em razão de que um vai aprendendo com o outro.

Em relação a comédia, o humor escrachado fica por conta de alguns momentos dos amigos de Soluço. Porém, o humor aqui é mais refinado, um leve sarcasmo ali, uma fala entrecortada e, especialmente, o gestual de Banguela que fazem dele um daqueles personagens totalmente adoráveis, ao mesmo tempo que terrívelmente ameaçador. Lembra alguém?

É isso mesmo, como eu disse no começo, a equipe que escreveu, dirigiu e produziu esta animação para a Dreamworks é a mesma de Lilo & Stitch, ou seja, Banguela tem várias características que lembram, e muito, Stitch. Tanto a carinha meio ovalada, até sua fome. Mas acima de tudo, ele é amigo e companheiro daquele que não está querendo o destruir e causa uma destruição assustadora quando quer.

O roteirista Chris Sanders foi quem fez a voz de Stitch no filme, foi um dos idealizadores do desenho, escreveu Mulan, Rei Leão, Aladdin e A Bela e a Fera, bem como trabalhou muitos anos nos estúdios de Jim Henson com os Muppets, é um fato sempre interessante de se ressaltar.

Por fim, vale a pena ir assistir tanto nos cinemas 2D quanto no 3D. Obviamente que as cenas de ação ganham e muito com os efeitos 3D, mas o filme em 2D não perde nada, pois o 3D só vale mesmo nos momentos finais, em uma luta que simplesmente vai tirar o fôlego de quem assistir em 3D.

Após isso, com certeza, como já disse minha querida amiga Larissa Palmieri, todos iremos querer ter uma Fúria da Noite em casa. Ahh, aquele cachorro chato do vizinho nunca mais iria abrir o bico.

J.R. Dib

5 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Adorei o filme, o 3D não é tão cansativo quanto Beowulf e os efeitos são espetaculares. Não fica no nível da Pixar, mas é um filme que recomendo.

  2. Ah, é muito amor aquele Fúria da Noite banguela comendo peixe, queria muito pelo menos um de pelúcia. Acho que precisamos de animações fofas assim com um toque de coisas trues como vikigns as vezes. Me identifiquei tanto ahahaha 🙂

  3. Assisti ontém esse filme e é SENSACIONAL! Foi uma suspresa inacreditável porque eu não espera me divertir tanto. Lhe cativa do início ao fim, com momentos que emocionam, divertem e amendrontam. Tudo na medida certa em um rítmo alucinante! Sem dúvida, a melhor animação da Dreamworks até o momento! 😀

  4. Ameeeeeeeeeeeei. Quero um banguelinha pra mim hehehehe. É um filme pra comprar e assistir todos os dias pra aprender a dar valor na vida que temos…

Deixe sua opinião