Filmes

“Rio” é uma verdadeira homenagem à Cidade Maravilhosa

Compartilhe
Compartilhe

O último fim de semana foi marcado pela visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Rio de Janeiro, atraindo os holofotes mundiais para a cidade e suas belezas, entretanto é com o longa de animação “Rio” que a cidade realmente vai brilhar este ano.

Tive a oportunidade de assistir ao filme ontem e apesar de deixar minha resenha para perto do lançamento, decidi publicar uma série de artigos antecipando a chegada de Rio aos cinemas.

Em primeiro lugar é preciso parabenizar o diretor Carlos Saldanha, um carioca que saiu da cidade vinte anos atrás para seguir seu sonho de trabalhar com animação em Nova Iorque e, após ganhar espaço pouco a pouco com uma carreira impecável, presenteia cariocas e brasileiros um filme que representa uma visão única do Rio de Janeiro. Rio não é uma produção nacional ou mesmo a visão de um estrangeiro sobre a cidade, é uma obra de amor de um carioca que pôde utilizar a maior indústria de entretenimento do mundo a favor de sua criatividade.

O Rio de Janeiro de Carlos Saldanha

Aproveitando tanto os pontos turisticos mais famosos da cidade, como o Corcovado e o Pão de Açucar, quanto os menos conhecidos, como a Vista Chinesa e Santa Tereza, o diretor engenhosamente utiliza aves como protagonistas para realizar tour completa da cidade.

E como o Rio não é apenas dos cartões postais, Saldanha também destaca de maneira romântica a pobreza na cidade. Do garoto pobre levado ao mundo crime por necessidade aos contrabandistas, temos a visão do outro lado da magia do Rio como apenas um brasileiro poderia mostrar.

A trama de Rio

A aventura de Rio gira em torno de Blu (Jesse Eisenberg, de A Rede Social), uma arara azul domesticada que havia sido contrabandeada para Minesotta ainda filhote e volta para o Rio de Janeiro já adulto para se acasalar com Jade (Anne Hathaway, de O Amor e Outras Drogas). Mas as coisas não saem como planejado e Blu e Jade acabam raptados por contrabandistas, para depois escapar e viver uma aventura em pleno Carnaval enquanto perseguidos pelos caras maus.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jdr6ZqC_LGY[/youtube]

Rio estreia em 8 de abril nos cinemas nacionais e até lá continuaremos falando do filme no Ambrosia, já que somos o site de cultura pop carioca tão apaixonado pela cidade quanto os personagens do filme.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

6 Comentários

  • Ótimo artigo Camino, de fato dá vontade de ver o filme lendo-o. Estava até desestimulado em ir ao cinema assistir Rio devido a um outro artigo que li a respeito do filme que reclamava dos estereótipos criado por Saldanha (um carioca), com bundas aparecendo, macacos que roubam turistas, favelas e praias… bem Zé Carioca. Mas independente do que lemos, temos mesmo é que ver os filmes e tirarmos nossas próprias impressões!

    Valeu

    • Que bom Hugo. Não sei qual é o artigo em questão que você leu, pois não quero ficar lendo outros textos enquanto não publicar minha resenha, mas sempre existe uma patota que prefere ver o lado ruim e criticar qualquer coisa. Não se pode agradar gregos e troianos, mas hoje em dia parece que a quantidade de pessoas sensíveis com tudo aumentou muito, tanto que vemos a criatividade limada por essa onda do politicamente correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotíciasVideos

Sonic 3 divulga vídeo com a transformação de Jim Carrey em Robotnik

O Dr. Ivo Robotnik está de volta em “Sonic 3: O Filme”, que...

FilmesNotícias

Wicked já é a maior bilheteria de um musical nos EUA

Após duas semanas em cartaz apenas, “Wicked” já alcançou o posto de maior bilheteria...

CríticasFilmes

A Favorita do Rei: luxo e luxúria na corte francesa

Depois de Maria Antonieta, a mulher mais lembrada no contexto da Revolução...

CríticasFilmesInfantil

Genérico, Moana 2 é um pálido arremedo do antecessor

“Moana 2” teve seu anúncio para o cinema nos 45 minutos do...

CríticasFilmes

Redenção: e se fosse com você?

O cinema é ferramenta para, entre outras coisas, catarse: em mais ou...

FilmesNotícias

Ainda Estou Aqui supera grandes estreias e retoma a liderança no Brasil

EUA tem o melhor pré-Ação de Graças em mais de 10 anos

FilmesInfantilTrailersVideos

Lilo & Stitch: aventura em Live-Action divulga primeiro trailer

A Disney lançou oficialmente o primeiro teaser trailer de sua aguardada adaptação...

FilmesTrailersVideos

“Baby” – filme brasileiro que conquistou Cannes compartilha trailer

O filme brasileiro “Baby”, dirigido por Marcelo Caetano, tem sido uma sensação...