em

Seis filmes de ficção fortemente ligados a "Interestelar", novo sucesso de Christopher Nolan

Finalmente chegou um dos filmes mais esperados do ano: a ficção “Interestelar”, de Christopher Nolan, que tinha trama guardada a sete chaves, com intuito de não macular a experiência de se assistir e não perder o impacto. Primeira película do cineasta inglês desde o fim da trilogia do Cavaleiro das Trevas, “Interestelar” traz influências (fortes ou parciais) de outros filmes do gênero. Listamos abaixo

2001: Uma Odisseia No Espaço (2001: A Space Odyssey)

12-_PreRel_CIEDU_foto

Pode-se dizer que é o pai de todos no cinema de Ficção Científica moderno. Não seria exagero afirmar que 9 ente dez cineastas antes de acionar as câmeras para filmar uma ficção séria pensam na obra prima de Stanley Kubrick, e pedem sua benção. Não é preciso se esforçar muito para notar a influência deste filme de 1968 em Interestelar.

Guerra nas Estrelas (Star Wars)

4-26 ExecsStarWars

O épico sideral dirigido por George Lucas foi citado pelo roteirista Johnathan Nolan, irmão de Christopher, como uma forte influência para o roteiro. Em “Interestelar” temos a saga de um homem comum, como a de Luke Skywalker.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)

closeencounters392012
Nolan confessou ter tentado reproduzir a mágica do filme de Steven Spielberg em Interestelar. Em entrevista à revista inglesa especializada em cinema Empire ele disse: “Eu comparo [Interstellar] com os blockbusters aos quais eu cresci assisitndo quando garoto, muitos deles dirigidos por Spielberg. Não gosto de falar muito sobre Spielberg porque ele era o diretor do projeto antes de mim e eu não quero ficar voltando a isso, mas a verdade é que há um grande espírito de filmes como “Contatos Imediatos” e “Tubarão” que eu realmente queria tentar capturar, porque eu não via isso há muito tempo”.

Enigma do Horizonte (Event Horizon)

 
event-horizon-1997-07-g
Filme de ficção-científica e terror pouco visto, estrelado por Sam Neill, Laurence Fishburne e Kathleen Quinlan, e dirigido por Paul W. S. Anderson. A trama se passa em 2047, quando a nave espacial terrestre Event Horizon reaparece após 7 anos desaparecida, estando localizada próxima ao planeta Netuno. Uma tripulação é enviada ao local para investigar o que aconteceu com a nave. Descobre-se que a tripulação da Event Horizon simplesmente desapareceu, e então coisas estranhas e pensamentos perturbadores passam a atormentar a todos.
O filme, lançado em 1997, pegava carona na linha “Stargate” e, assim como “Interestelar”, abordava a questão do buraco de minhoca.

Os Eleitos (The Right Stuff)

right stuff
A adaptação de Philip Kaufman do livro de Tom Wolfe mostra de forma épica o nascimento do programa espacial americano, e é uma das influências diretas de “Interestelar”.
Nolan e sua equipe criativa procuravam constantemente a NASA e também fizeram visitas ao California Space Center para consultas a cerca dos paradigmas realistas das viagens espaciais. Além disso, assistiram a esta produção de 1983 tomando notas detalhadas, especialmente sobre as técnicas de filmagem.

Solaris (Solyaris)

solaris22
Filme soviético de 1972 realizado por Andrei Tarkovski, se baseia no romance homônimo, do escritor polonês Stanisław Lem. É considerado também uma resposta do lado de lá da cortina de ferro a 2001. Tarkovski definiu o filme de Kubrick como um blefe estéril e frio. Na trama, um psicólogo é enviado para uma estação na órbita de um planeta distante a fim de descobrir o que causou a loucura na tripulação.
Christopher Nolan certamente tomou emprestado do filme não só o visual do planeta inóspito, mas também a idéia da profunda solidão do viajante espacial. Solaris ganhou uma refilmagem em 2002 dirigida por Steven Soderbergh e estrelada por George Clooney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *