Há dois anos foi anunciado a intenção de se adaptar a série em quadrinhos Y: O Último Homem (Y: The Last Man), uma HQ com o selo Vertigo da DC. O filme teria roteiro de Carl Ellsworth (Tarzan, Paranóia) e dirigido por D.J. Caruso (Paranóia) e tinha o nome de Shia LaBeouf (Transformers) para viver o personagem principal, Yorick Brown. Mas, recentemente, Shia declarou à Wizard que o personagem que interpretaria neste filme seria muito parecido à Sam Witwicky, protagonista da franquia Transformers: “Seria pegar o Sam e colocar um macaco ao seu ombro. Não sei se é muito diferente. Parece ser um garoto normal em mais uma situação extraordinária.” E acrescenta: “Não estou disposto à fazer este filme no momento, e posso ficar demasiado velho para interpretar o papel quando for a hora.”
Shia já havia trabalhado com Caruso em Paranóia, mas depois desta declaração, tudo que sabemos é que Y! ficou sem um ator principal. Uma pena, pois vejo Shia como um dos atores mais promissores de Hollywood e Y! uma das melhores HQs da Vertigo dos últimos anos.
“Y: O Último Homem” é uma criação de Brian K. Vaughan e Pia Guerra e conta a história de Yorick Brown, um sobrevivente solitário de uma peste que dizimou os machos de todas as espécies animais, ou seja, possuidores do cromossomo Y. Além de Brown, sobrara apenas seu macaco de estimação, Ampersand. Frente à isso o protagonista encara a responsabilidade de ser a esperança viva de sobrevivência da humanidade. Y! teve dois encadernados publicados no Brasil pela Opera Graphica e estava sendo publicado na finada Pixel Media.
O rapaz foi experto, ele poderia cair no estigma de ser chamado sempre para os mesmos tipos de papeis, decisão inteligente.
Eu acho que o filme tinha muito futuro com o Shia, ainda torço para que o filme dê certo com ele.