O escritor Alan Dean contou que foi obrigado pela Disney a remover qualquer traço de romance entre Finn e Rey de sua novelização de “Star Wars – O Despertar da Força”.
Dean foi o responsável pela versão em livro de “Star Wars – Uma Nova Esperança” em 1976, que acabou sendo lançada antes do filme, e retornou, a pedido de J.J. Abrams para a adaptação literária do sétimo episódio da saga Skywalker.
Foster disse que havia uma cena em seu romance que apresentava uma dica explícita sobre um futuro relacionamento amoroso entre Finn e Rey (interpretados por John Boyega e Daisy Ridley, respectivamente), que ele esperava que fosse finalmente concretizado em “Star Wars – Os Últimos Jedi”.
“Houve algumas coisas lá, e algumas coisas que aconteceram posteriormente que me incomodaram”, revelou ele em uma entrevista recente ao Midnight’s Edge (via The Independent).
“Vou te contar sobre uma coisa que me obrigaram a retirar porque já passou muito tempo, não acho que tenha importância. Obviamente houve o início de um relacionamento entre o personagem de John Boyega e o personagem de Daisy Ridley [no roteiro de Abram para O Despertar da Força]. Eu esperava ver isso se desenvolver ainda mais no Episódio VIII [Os Últimos Jedi], e nada aconteceu em relação a isso.”
Em “Os Últimos Jedi”, Finn fez para com Rose Tico (Kelly Marie Tran) que não foi adiante em “Star Wars – A Ascensão Skywalker”.
Recentemente, o ator fez duras críticas a como a Disney tratou os personagens não brancos na última trilogia Star Wars.