em , ,

UauUau CurtiCurti TopTop EitaEita

Sunderland Até Morrer: Série mostra as falhas do futebol inglês

Sunderland Documentário
Sunderland Documentário

Drama, paixão e reviravoltas. Sem dúvida, esse é um pano de fundo perfeito para atrair a atenção da Netflix. A gigante dos streamings lançou, em 2018, ‘Sunderland ‘Til I Die‘ (Surderland Até Morrer). O documentário mostra uma base de torcedores constantemente devastada por seu time de futebol. Um clube que costuma ser mal administrado e que sofre as consequências das piores decisões de seus mandatários.

Quem é o Sunderland ?

O Sunderland Association Football Club (AFC) é um dos clubes mais populares do nordeste da Inglaterra. Outrora, localizado em uma região economicamente rica, o clube passou a ser o melhor meio de levantar a moral dos cidadãos da cidade, que leva o mesmo nome do time.

Com o enfraquecimento da economia local, o Sunderland AFC passou a ser o maior foco de unificação e alegria para um grande número de habitantes.

Em síntese, o clube tem uma história de sucesso, desde temporadas recordes até triunfos na Copa da Inglaterra. No entanto, o inferno astral dos Blacks Cats começou em 2018. Nesse meio tempo, o clube já acumulou dois rebaixamentos consecutivos.

O primeiro foi nas temporadas 2016-2017, quando a equipe de David Moyes foi rebaixado na Premier League (primeira divisão inglesa). O segundo em 2018-2019, quando amargou o rebaixamento para a terceira divisão.

Jogadores do Sunderland desabam, após rebaixamento ( Foto: Reprodução/ LastWordSports)

Um clube que passou quase dez anos na elite (entre 2007-2017), amargava mais um descenso. Mas desta vez, para uma categoria ainda mais baixa.

Após cair na primeira divisão, a expectativa de um retorno rápido não se concretizou. Em vez disso, o clube trocou de dirigentes e, até mesmo, de sócio-proprietário nesta jornada.

O reality na Netflix

A fim de aproveitar esse pano de fundo, a Netflix transformou tudo isso em uma série documental. Por certo, um verdadeiro reality show, que acompanha os jogadores, treinadores e torcedores em ambas temporadas dramáticas.

Até o momento, a plataforma lançou duas temporadas. A primeira, lançada em 2018, com oito episódios, concentra-se na torcida, jogadores e treinadores. Além disso, explora o significado do futebol para as pessoas em Sunderland. No Doc, o olhar do torcedor é refletido, enquanto é assistida a luta do clube pelo retorno a primeira divisão.

A 2ª temporada, lançada em 2020, tem seis episódios e retrata um novo ângulo. Sem conseguir o acesso, o clube se vê em um poço mais fundo. Agora, na terceira divisão, o foco dos episódios são os escritórios. A tentativa dos executivos de revigorar a instituição e estimular a comunidade.

Ainda que se saiba o resultado da temporada, ou o destino de um jogador ou treinador, o show ainda é muito eficaz em apresentar os eventos em tempo real.

Os jogos são editados e aprimorados com câmera lenta e uma trilha sonora dramática que retarda as coisas logo antes dos momentos mais importantes. O que aumenta a tensão, a emoção e garante sentimentos profundos.

Sunderland Até Morrer: uma terceira temporada?

De fato, um retorno do Surderland AFC a elite do futebol inglês poderia fechar com chave de ouro esta série. Contudo, a equipe ainda não conseguiu se livrar da terceira divisão. O time perdeu nas semifinais da League One, em maio deste ano, e não conseguiu o acesso a segundona.

Além do drama no campo, a equipe também enfrentou obstáculos fora das quatro linhas em razão da Covid-19. Do mesmo modo, qualquer ideia de filmagem ficou comprometida com o isolamento da população e o distanciamento dos estádios.

A produtora Fulwell73 confirmou ao portal RadioTimes que não houve filmagens na temporada 2019/20, sinalizando o fim de temporadas consecutivas transmitidas na Netflix.

No entanto, o produtor executivo Leo Pearlman – um fã de longa data do Sunderland – provocou uma possível 3ª temporada nos próximos anos: “Nunca diga nunca. Nunca se sabe“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *