Filmes

“Terapia de Risco” surpreende e cutuca a indústria farmacêutica

Compartilhe
Compartilhe

Como fez previamente em “Contágio”, Steven Soderbergh, volta a criticar mais uma vez a indústria farmacêutica dando enfase a um lado mais humano, enfocando em apenas uma história a ser contada.

Em “Terapia de Risco”, Emily (Rooney Mara) é uma jovem com depressão que não sabe como reagir ao retorno do marido, Martin (Channing Tatum) que esteve preso por quatro anos. Mesmo indo visitá-lo sempre, a relação dos dois não é mais a mesma e se sentindo perdida ela tenta suicídio.

rooney

Na emergência ela é atendida pelo Dr. Banks (Jude Law), que tenta lhe prescrever alguns remédios e até interna-la. Ela se recusa solenemente e concorda em ir regularmente a todas as consultas que ele marcar. Os dois então começam uma terapia juntos, onde o Dr. Banks, um psiquiatra em ascensão, por meio de tentativa e erro, receita alguns remédios de tarja preta a Emily, mas todos parecem apresentar estranhos sintomas.

A fim de entender melhor o problema da jovem e poder ajuda-la, ele vai em busca de sua antiga médica, Dra. Siebert (Catherine Zeta Jones) que lhe passa o caso e toda a ficha.

image

Atendendo um pedido de Emily, ele decide receitar um novo remédio que está em voga no mercado e ela acaba respondendo a ele muito bem. Ou é o que parecia até ela matar o próprio marido e não se lembrar de nada, acusando o remédio de ter causado tudo.

Dr. Banks se vê encurralado diante de muitas acusações e com sua carreira em risco, começa a investigar a indústria e os reais motivos de todos os envolvidos. O que ele vai descobrir está longe de ser o que ele imaginava.

side-effects (1)

Com elementos surpresa e um plot-twist surpreendente, Soderbergh pode até se aposentar como havia anunciadohá algum tempo. Mesmo usando de uma narrativa mais lenta, ainda assim a trama consegue prender o espectador até o final. Os muitos closes da câmera e a investigação pessoal só aumentam ainda mais a tensão.

Usando os remédios tarja preta e seus efeitos – está aí o título original “Side Effects” ou efeitos colaterais – como estopim, mais uma vez o Diretor decide cutucar a indústria farmacêutica e os muitos problemas que o uso prolongado dessas drogas podem causar. Além de mostrar bastidores de pesquisas, consultores e como tudo funciona nos bastidores dessa indústria que movimenta uma quantia absurda de dinheiro por ano.

O elenco é composto de figuras conhecidas, mas nem todos tem seu devido destaque ou são bem aproveitados. Rooney e Jude tem atuações impecáveis enquanto Zeta Jones e Tatum são deixados de escanteio. Rooney Mara aliás está convencendo mais como atriz do que em seus papéis anteriores. A prática leva a experiência.

“Terapia de Risco” é outro acerto na carreira de Soderbergh que vale a pena ser visto.

Compartilhe

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Star Trek: Seção 31, com Michelle Yeoh, ganha trailer na CCXP24; veja

“Star Trek: Seção 31”, longa que trará Michelle Yeoh de volta para a franquia, ganhou...

CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...

AstrosFilmesNotícias

Johnny Depp pode voltar para “Piratas do Caribe 6”

Após uma série de reviravoltas digna dos cinemas, Johnny Depp pode estar...