FilmesNotícias

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho reagem à escolha de “O Agente Secreto” para representar o Brasil no Oscar

Após conquistar quatro prêmios no Festival de Cannes, incluindo Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura, o longa “O Agente Secreto” foi escolhido pelo Comitê da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (15), renova a esperança de ver o audiovisual brasileiro emplacar um indicado pelo segundo ano consecutivo – feito raro, alcançado apenas no fim da década de 1990.

A corrida rumo ao Oscar já está em andamento. O filme segue uma extensa agenda em festivais internacionais, com destaque para exibições no AFI Latin American Film Festival (EUA), no Festival de San Sebastián (Espanha), no BFI London Film Festival (Inglaterra) e no BRAVO Film Festival, em Los Angeles, onde será a sessão de abertura, apresentada por Walter Salles. Além disso, Wagner Moura será homenageado no Festival de Zurique, reforçando a visibilidade internacional da produção.

Kleber Mendonça Filho celebrou a escolha: “Nossa campanha começou em Cannes e agora segue mais forte ainda. É um privilégio representar o cinema brasileiro nesse momento tão especial”. A produtora Emilie Lesclaux reforçou o sentimento: “É uma honra para todos nós, e vamos trabalhar muito para levar ‘O Agente Secreto’ o mais longe possível”. Wagner Moura, por sua vez, destacou a força do cinema nacional: “Estamos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo diante da qualidade dos filmes brasileiros deste ano. Agora é hora de honrar essa confiança”.

No Brasil, o filme já teve pré-estreias no Recife e abriu o Festival de Brasília, além de participar de eventos como o Olhar do Norte (Manaus), Maranhão na Tela, CineBH, Cine Ceará e Festival do Rio. O lançamento oficial nos cinemas está marcado para 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes e patrocínio da Petrobras, que comemora 30 anos de apoio ao cinema nacional.

Além do circuito brasileiro, “O Agente Secreto” terá lançamento em mais de 90 países, incluindo grandes mercados como China, Coreia do Sul, México e Estados Unidos, onde estreia em Nova York em 26 de novembro e, logo depois, em Los Angeles.

Com sua mistura de suspense, assinatura visual marcante e forte presença do elenco, o longa chega como um dos grandes candidatos a consolidar, no Oscar, a força do cinema brasileiro no cenário mundial.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

FilmesNotícias

Ancine processa produtora de cinebiografia de Bolsonaro por gravações irregulares no Brasil

A agência abriu processo administrativo contra a norte-americana Go Up Entertainment por...

MúsicaNotícias

Led Zeppelin – mais de 80 minutos de show histórico de 1970 surgem na internet

Gravado em 16mm durante o Festival de Bath, registro cru e inédito...

GamesNotícias

Disquete dourado de ‘Doom’ entra em pré-venda (mas não traz o jogo)

A indústria de games chegou ao ápice da ironia colecionável: vender mídia...