em

Xuxa e Gramado: A Esculhambação do Cinema Nacional

Há muito tempo eu prego que o cinema nacional não se dá o devido respeito, tentando criar polêmica para chamar a atenção ao invés de criar boas histórias e as contar na telona. O público de cinema nacional é um tanto quanto, como dizer, desprovido de senso crítico? Boas produções acabam passando em branco em detrimento daquelas feitas com um orçamento mais elevado e que castigam o espectador com imagens fáceis de analisar.

Filmes inteligentes raramente ganham espaço, perdendo para espetáculos populescos como as comédias produzidas pela Globo. Na última quinta-feira esses espetáculos ganharam sua infâmia máxima quando o Festival de Gramado, que alguns anos atrás era um dos melhores termômetros das boas produções nacionais, resolveu premiar quem paga mais, ou melhor, quem vende mais, no caso, a Globo, através de sua embaixatriz maior: Xuxa Meneghel.

Xuxa

Xuxa, moça simples, de família simples, saiu do interior do Rio Grande do Sul para se tornar a Rainha dos Baixinhos e levar mais de 36 milhões de espectadores aos cinemas. Esse foi o embasamento para premiar ela com o Prêmio de Rainha do Festival… Perceberam o silêncio na sala? Ninguém fala nada, deixa que eu falo.

Nossa querida Xuxa, que eu concordo, fez muito em prol das crianças, é o maior exemplo de uma pessoa que quer esconder seu passado e somente se dedicar a imagem que passa ao público. O Morcelli falou essa semana sobre o filme “Os Sete Gatinhos”, bem, eu falo aqui sobre “Amor, Estranho Amor” de Walter Hugo Khouri que, com certeza foi o melhor filme da carreira da apresentadora, e o qual ela renega e até impetrou uma ação que proibe a venda deste, tudo porque em uma cena… péra, melhor que falar, vamos ver a cena.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-EkcuzNf4u8[/youtube]

Essa sim é a Rainha dos Baixinhos!!! Tem vergonha de fazer filme bom e artístico? Em seu discurso em Gramado, ela disse que não tinha vergonha de vir de onde veio. Será que não?

Gramado, que um dia foi respeitado, se resignou a aceitar o patrocínio da Globo. R$ 60 mil de cachê para ela receber um prêmio segundo um jornal da cidade? Isso é troco de pinga devem ter pensando os organizadores. Vai chamar a atenção e a gente ganha patrocínio. Ano que vem, Gramado terá grandes banners do Wall Mart, Casas Bahia e Cinemark. Enquanto isso, Xuxa continuará sendo quem é, uma artista hipócrita que quer esconder seu passado, seja este como a prostituta Tamara de “Amor, Estranho Amor”, seja como a namorada do Pelé que posou na Playboy.

Em seu discurso, ela disse: “Sou loura, sou vencedora e sou do povo”. Parabéns, isso mostra que não basta ser inteligente, tem que ser gostosa e oferecer espetáculos a população que se ganha qualquer coisa no país. E ainda complementou a um repórter no local: “Eles tiveram de me engolir!” Mais??? A gente vai ter que te aturar mais?

O ator José Victor Castiel, apresentador do evento ao lado de Renata Boldrin, anunciou o próximo filme concorrente e conclamou a todos: “Vamos voltar ao Cinema”, é isso mesmo que aconteceu. Houve um recesso para a arte dar espaço ao marketing pessoal.

Xuxa, em verdade é uma bela atriz, sempre soube interpretar seu papel. Da mundana Maria das Graças, virou Xuxa, um fenômeno quase internacional.

Não gosto de Xuxa, não gosto dos espetáculos insôssos que ela costuma participar e não gosto da idéia do cinema nacional estar se vendendo por tão pouco. O Festival de Gramado e seus organizadores conseguiram cair milhares de degraus na escadaria que leva ao reconhecimento internacional. A homenagem a Renato Aragão, o eterno Didi dos Trapalhões, no ano passado, teve muito mais embasamento cinematográfico do que os filmes protagonizados por Xuxa, inclusive os que Trapalhões e Xuxa se misturavam, é só ver a cena abaixo, de “Princesa Xuxa e os Trapalhões”:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Gbx4RJ3LuHA[/youtube]

Essa atuação foi digna de Van Damme!!

Quando um festival de cinema homenageia um ator ou atriz por sua obra, nada mais justo que falar dos filmes. Xuxa foi homenageada por suas ações sociais, seu carisma e sua atração de público a bilheteria e não por seus filmes. É a mesma coisa que chamar George Lucas para o prêmio de melhor diretor porque ele inventou o THX. Lucas nunca foi um bom diretor e Xuxa nunca foi uma boa atriz, afinal, ultimamente ela só interpreta a si mesma, ou seja, demonstra que para ser Xuxa, tem que fingir, interpretar. É simples assim.

Agora, quem tem que a engolir somos nós, e o Festival de Gramado, que se afunde mais e mais na ganância de seus organizadores.

J.R. Dib

17 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. boa, Dib. gostei bastante do texto, e concordo com cada palavra. ao inves de tentar alavancar os bons filmes que, como vc disse, nao chama tanto a atençao do publico em geral. dao premios “comprados” a pessoas q nada fizeram pela cultura do pais.

    aposto q o q vc escreveu aki, talvez gere polemicas e tal. mas tomara q gere uma discussao sobre o que eh cultura.

    sem hipocrisia!!

  2. É triste ver o nosso Brasil sendo vendido desta maneira!!
    chega ser revoltante.
    temos tantas pessoas q merecem este reconhecimento e dirrepente
    ir parar nas mãos da Xuxa, onde vamos parar??!!
    é lamentável…

  3. Como não poderia deixar de ser, a passagem da Xuxa pelo festival de Gramado rendeu polêmica. Dizem alguns críticos e cinéfilos que a homenagem para a loira foi absurda e com o único propósito de atrair holofotes. Dizem que Xuxa em nada contribui para o cinema nacional, que seu discurso foi medíocre e sua segurança abusiva e exagerada. Recalque, ingnorância e preconceito.

    Cinema é hábito. A cada filme que vemos vivenciamos uma experiência estética única e individual. Xuxa acumula cerca de 40 milhões de espectadores, 40 milhões de experiências estéticas. Independente do apuro técnico ela foi responsável por esta experiência e merece sim honrarias por isso. Desconhecem a filmografia da Xuxa e julgam-na quase que mecanicamente. A anos que ela vem investindo no cinema, cercando-se de melhores profissionais (Flavio de Souza, autor de Castelo Ra tim bum, Rudi Laggemann, diretor de “Anjos do Sol”, por exemplo) rompendo antigas parcerias e buscando maior apuro técnico para seus filmes, deixando claro sua intenção e assumindo humildemente que por não se considerar atriz usa do cinema para estar perto do público de uma outra forma e levar mensagens contrutivas às crianças.

    Seu discurso foi simples e emocionado. Avisou que não daria entrevistas e assim o fez (com excessão do Canal de Gramado e a Rede Globo). Falar pra quem a critica sem nem conhecer? Preferiu usar o tempo que teve para atender aos fãs que a aguardavam desde o início do dia. Passando por toda a grade que cercava o tapete vermelho.

    Independente da motivação do Festival em homenagiar a Xuxa, faço das palavras dela as minhas “Tiveram que engolir”… engoli escutar que é dela a maior média de bilheteria do Brasil, que são dela 2 das 10 maiores bilheterias do Brasil de todos os tempos, que era ela que as pessoas esperavam, pra ela que as pessoas gritavam e os flashs se voltaram. Xuxa incomoda.E o kikito É NOSSO!

  4. [i] Independente do apuro técnico ela foi responsável por esta experiência e merece sim honrarias por isso.[/i]

    Meu caro, se algum prêmio deve ser dado apenas pela bilheteria, ele deveria ser o “filme de ouro”, “filme de diamante” e o “filme de platina”, à semelhança do que é feito na música (mídia onde a Xuxa ganhou vários prêmios desse tipo, inegavelmente merecidos, já que eles só consideram as vendas mesmo).

    Mas isso não existe pro cinema, que em relação à premiações sempre considerou qualidade mais importante que quantidade.

    A Xuxa tem o seu valor como a maior apresentadora infantil que o Brasil já teve, mas isso não justifica receber um prêmio num festival de cinema. Como o JR disse, os Trapalhões tiveram um papel muito mais relevante no cinema nacional no passado (embora o Didi atualmente tenha decaído a um nível próximo do da Xuxa).

    Ela não deu entrevistas porque, como todos que trabalham na Globo, ela não pode aparecer em outras emissoras de TV sem autorização. Não foi por considerar o público desmerecedor, como você sugere.

    Mas numa coisa concordo com você, a Xuxa não é segura. Na verdade ela é uma das pessoas mais inseguras da TV brasileira. Ela tem vergonha do próprio passado (escondendo o filme e a Playboy em que apareceu), tem vergonha da própria opção sexual (nega a homossexualidade) e tem medo do futuro.

    Explicando: há algum tempo vi uma entrevista onde perguntavam pra ela como ela iria lidar com a idade quando os efeitos da velhice se tornassem inevitáveis. A Xuxa simplesmente travou, ela deu um sorriso amarelo e ficou muda! Nesse momento achei que seria uma boa sugerir que ela fosse pra Terra do Nunca com o Michael Jackson. Eles tinham muito em comum.

    Não ver isso é idolatria, ignorância e aceitação cega.

  5. Ótima crítica, Dib. Isso não passa de uma forma de deixar cada vez mais na sombra produções fora dos tentáculos da Globo. Não quer dizer que todos os filmes produzidos pela emissora são ruins, tem uns bons, mas é uma completa injustiça filmes de baixa qualidade, falando em enredo e até atuação, ficarem acima de filmes idenpendentes que tem muito mais a oferecer ao telespectador.

    Muita coisa hoje se resume a dinheiro. Fazer o que.

  6. Eu me pergunto o que tanto a xuxa fez pelas crianças?

    Além de se aproveitar de um momento do mercado virgem no Brasil para crianças, quando a Globo lançou as baboseiras que ela apresentava.

    O Monteiro Lobato sim fez muito pelas crianças.

    As nossas crianças não gostam de ler, e a culpada é a senhora Xuxa, que deveria sim se envergonhar disso, de passar 2 décadas enfiando goela abaixo desenhos animados sem conteúdo nenhum para as crianças brasileiras.

    Minha filha tem 13 anos e devora livros e não gosta da Xuxa.

    Como pode uma pessoa dizer que é do povo, com avião particular, casa em Miami com barco na frente?

    Quantas cirurgias plásticas ela fez? O povo não faz plástica, fica na fila as 5:00 da manhã p/ conseguir uma consulta para curar uma simples gripe.

    Ela não deu certo nos Estados Unidos devido as mães cdas crianças que assistiam ao seu programa, começaram a questionar: como poderia uma senhora com batom vermelho e roupa de prostituta fazendo programa infantil?

    O povo brasileiro é mulato, sua grande maioria, ela é loira.

    E ainda tem gente aqui defendendo que ela faz cinema?

    Vão ser hipócritas lá em Miami na frente da mansão dela.

    Ela investe no tal cinema dela por dinheiro e nada mais.

    Esses 40 milhões que pagaram os ingressos p/ ela, ajudam a paga as as cirurgias plásticas dela.

  7. Nestes dias negros, eu lamento ter perdido minha cópia marginal de “Amor, estranho amor” do grande Walter Kouri. Que filme, senhores! Com qualidades “Nelson Rodrigues”. Altamente crítico dos padrões de comportamento da sociedade pequeno-burguesa brasileira dos tempos dos “milicos no poder.”

  8. fico muito triste ,pelas pessoas qe deixaram seus comentarios ,isto so mostra como os brasileiros ,passam a vida a criticar pessoas qe fazem alguma coisa pelos miseravel em nosso pais . poucos sao os com fortunas criam algo em propol dos misseravel, ela pode ter imensos defeitos nao sabe cantar , nao sabe dancar , nao e atriz,como foi dito mas o importante qe ela venceu …..vencer sao qualidades de poucos ,
    parabensss!!!!!!

    sucessooo!!!!!!!!!!!!!!!

  9. O POVO BESTO,SO SABE FALAR DO PASSADO DA XUXA PARECE Q NUM TEM ASSUNTO AFF!POIS SE ELA TEM VERGONHA DO PASSADO Q MARAVILHA PQ ISSO SO MOSTRA Q TEM DIGNIDADE E Q MUDOU.Q ATIRE A 1 PEDRA QUEM NUNCA ERROU!SEM FALAR Q ERA MUITO NOVINHA E COM A GLOBO E OS EMPRESARIOS TODOS DANDO PRESSÃO EM CIMA DELA, MAS TBM NAO ERA OBRIGADA ACEITAR ASSITI TODO FILME E NUM VI NDA DE MAIS.PIOR FOI A VERA FICHER E NEM POR ISSO NAO VEJO FALAREM DELA,ISSO É SO INVEJA DA XUXA.SO PRA COMEÇAR ESSE IDIOTA Q POSTOU ISSO FALA A RAINHA DO GRAMADO DO CINEMA,SO PRAS PESSOAS SE INGIGNAR COM ELA SENDO Q ELA GANHOU O TROFEU PQ FOI RECORD DE BILHETERIA MAIS VENDIDA E NAO COMO MELHOR ATRIZ CHUPA ESSA MANGA!E SEM FALAR Q ELA NEM TAVA FAZENDO QUESTAO DE SER HOMENAGIADA E AINDA FOI BEM PAGA PRA ISSO.TA VENDO!?NUM É PRA QUALQUER UM NAUM,VCS VÃO TER Q ENGOLIR SIM!KKKKK

Deixe sua opinião