AcervoCríticasFilmes

“Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” acerta em cheio no conceito, mas vacila no desenvolvimento

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2016/03/SRSRA-800x450-1.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CZootopia%3A%20Essa%20Cidade%20%C3%A9%20o%20Bicho%E2%80%9D%20acerta%20em%20cheio%20no%20conceito%2C%20mas%20vacila%20no%20desenvolvimento" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CZootopia%3A%20Essa%20Cidade%20%C3%A9%20o%20Bicho%E2%80%9D%20acerta%20em%20cheio%20no%20conceito%2C%20mas%20vacila%20no%20desenvolvimento" rel="nofollow">

Zootopia é uma cidade habitada por animais antropomórficos, todos mamíferos, em (quase) perfeita harmonia, do maior elefante ao menor roedor, com hábitos humanos, sem deixar de lado as peculiaridades de cada espécie. A partir desse argumento é desenvolvido “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (“Zootopia”, EUA/2016), nova animação dos estúdios Disney. Acompanhamos a coelha Judy Hopps, que deixa a cidade do interior onde vive com os pais para se tornar uma policial em Zootopia. Por pertencer a uma espécie “fofinha” demais para a função – na policia de Zootopia os oficiais são todos predadores e animais de grande porte – ela é colocada no cargo de guarda municipal. Para provar que pode ser uma policial efetiva, Hopps assume por conta própria a investigação de um desaparecimento, que  mais tarde se descobre estar relacionado a uma conspiração, e para isso conta com a ajuda da raposa Nicki Wilde, um malandro que vive de pequenos trambiques.

O conceito de Zootopia é o grande trunfo do filme. Uma cidade com elementos de uma metrópole real, mas com motivações inspiradas na natureza em sua estrutura. Também é interessante a forma como foi colocada a dinâmica dos animais e as escalas da cidade adaptadas para cada espécie. A região habitada por roedores, por exemplo, tem proporções diminutas, a sorveteria dos elefantes é hilária, assim como a repartição pública onde todos os funcionários são bichos preguiça. Mas a graça fica mesmo por aí. Faltou um roteiro à altura do argumento, a exemplo de outra animação do estúdio, “Detona Ralph”.

A impressão que fica é que todos os esforços se centraram no desenvolvimento do conceito enquanto o script acabou seguindo a receita de bolo de uma animação engraçadinha para agradar a garotada, com uma piadinha ou outra pensada para os adultos que levarão os rebentos ao cinema. Uma delas é o roedor mafioso inspirado em Marlon Brando no filme “O Poderoso Chefão”. Um outro mérito é a abordagem de temas como racismo, intolerância e estratificação social. Em Zootopia predadores e presas convivem pacificamente, mas os cargos mais altos são ocupados por animais no topo da cadeia alimentar. A animação dirigida por Byron Howard (de “Bolt: O Super Cão” e “Enrolados”) Richie Moore (de “Detona Ralph”) e Jared Bush oscila entre acertos e deslizes.

Irrepreensível na parte técnica, mantendo o padrão Disney de qualidade, e no mote, porém pouco criativa no desenrolar da trama, que pode inclusive ser um pouco complicada para crianças menores, mas não chega a ter acidez suficiente para ser direcionada preferencialmente ao público adulto. O final deixa em aberto a possibilidade de uma continuação, que dependerá do desempenho nas bilheterias. Para aqueles que dão preferência às cópias legendadas, a má notícia é que as opções são limitadíssimas, como tem sido com todas as animações recentes. Uma pena, pois, sem desmerecer o excelente trabalho dos dubladores brasileiros, no original tem Idris Elba, J.K. Simmons e Octavia Spencer fazendo bons trabalhos. E até Shakira

Por fim, “Zootopia” não repete a magia de Frozen ou a sagacidade de Operação Big Hero, os dois últimos longas de animação do estúdio que tiveram, sobretudo o primeiro, grande êxito comercial, mas funciona bem como diversão despretensiosa se o espectador não fora ao cinema esperando muito mais do que isso.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

Primeiro Trailer de Moana Live-Action é Lançado

O primeiro teaser trailer de “Moana”, a aguardada adaptação live-action da Disney,...

FilmesNotícias

Pantera Negra 3 é confirmado com Ryan Coogler na direção

“Pantera Negra 3” está confirmado e marcará o retorno de Ryan Coogler...

CríticasFilmes

Anime “Make a Girl” traz assunto atual, a IA, em longa de estreia

Ela ganhou lugar nas nossas vidas sem pedir licença, de supetão. Virou...

FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...