Isso sim é um clássico! O melhor dos Beat’n Up!! O primeiro e único (ok, teve continuações) DOUBLE DRAGON! Criado pela Technos Japan Corporation e lançado nos fliperamas em 1987, sendo posteriormente lançado em uma renca de consoles da Sega e da Nintendo.
Para quem é das antigas e se lembra dos clássicos da Taito, o nome Renegade vai soar meio que conhecido. A Technos Japan Corporation criou ambos os jogos, só que Double Dragon veio a ser mais famoso que Renegade pela possibilidade de utilizar dois jogadores e de poder tirar as armas dos inimigos para poder usar contra eles.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xb9P0YTeq5Y[/youtube]
Como já é de praxe nos jogos daquela época, a história se passa em um futuro pós apocalíptico, em que gangues de rua dominam a cidade e uma delas sequestra Marian, a namorada de Billy Lee. Junto de seu irmão Jimmy Lee, eles começam a caçada aos sequestradores de Marian, que a devolverão em troca do segredo do estilo de arte marcial dos irmãos, o Sosetsuken (que é uma variante do Jeet Kune Do, criado por Bruce Lee). O nome da gangue que sequestra Marian é Black Warriors.
Eu faço um aparte rapidamente aqui, para falar um pouco de história e como tudo se intercala. Em 1979, havia saído um filme nos EUA chamado “The Warriors” (no Brasil: “Os Selvagens da Noite”) que conta a história de um futuro não muito distante em que gangues de rua se digladiam com a polícia de NY e uma delas é acusada de matar o líder de outra, desencadeando uma perseguição pelas ruas da cidade.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mXPiIuKBiVA[/youtube]
Não há qualquer menção a um sequestro de namorada, mas as brigas e estilo de roupa dos personagens remetem e muito a este filme e a outro clássico dos anos 80: “O Último Dragão” (1985). Há inclusive um dos chefes em outros jogos da franquia que são a cara do Sho-Nuff.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tp76RFuPusI[/youtube]
E como naquela época as empresas japonesas tentavam buscar no mercado americano um novo nicho para a venda de produtos, nada melhor que criar um jogo de luta marcial, com muitos inimigos para serem massacrados, grandes chefões de fase e visual totalmente ocidentalizado. Foi um dos maiores sucessos de todos os tempos nos fliperamas e quando chegou aos consoles caseiros, esgotou toda sua tiragem em menos de 2 semanas, um recorde para a época.
O jogo recebeu mais um monte de continuações e relançamentos conforme evoluiam os consoles, sendo a última lançada para o console brasileiro Zeebo, usando apenas o nome e criando gráficos muito melhorados e novos movimentos aos personagens.
Por fim, uma das coisas mais marcantes do jogo era seu final. Quando zerado com apenas um jogador, Marian aparecia e lhe dava um beijo de vitória, mas, se fosse terminado usando ambos, ao final, eles teriam de lutar um contra o outro pelo amor de Marian, que apesar de ser namorada de Billy, poderia acabar nos agrados de Jimmy se este derrotasse seu irmão. Muito volúvel essa Marian.
O jogo ainda pode ser baixado em sua versão arcade original pela rede da XBox Live ou PS Store. Para quem é fã, é obrigatório de se ter e sempre um prazer voltar e jogar aquelas quatro fases clássicas.
Cara, já me diverti muito, muito mesmo com Double Dragon !!! Primeiro no fliperama, depois no Master System !!! E que foda era pular aquela pontezinha quebrada que passava sobre um "córguinho" !!!
Boas lembranças !!! Poderia continuar com Golden Axe, outro clássico Beat'n up dos arcades !!!
Renegade! Que bom que se mencionou! Mas, Double Dragon era melhor! E o II é a perfeita continuação, em que Marion é morta e os irmãos partem para se vingar.
Classicásso!!! Só faltou falar do filme tosco de Double Dragon hahaha
Eu preferia o II, realmente, mas o I tbm é muito bom!!
Aliás, jogar o joguinho do Scott Pilgrim me deu uma grande vontade de jogar o DD
Ô saudades!!!….Ta aí o grande filão das minhas gorjetas de empacotador…..
Zerei umas 789 vezes!
Legal. Só um adendo: futuro pós-apocalíptico? Até onde sei, Double Dragon não tem disso, assim como The Warriors.