Em meados de 1993, a Sega estava começando sua decadência em termos de consoles, com o lançamento do 32X e, posteriormente, do Saturn e Dreamcast, que viria a ser o último console da empresa e o fracasso desta em sua luta contra a concorrente Nintendo e Sony. Porém, antes disso, foi tentado um último golpe que se chamou “Virtua Fighter”.
O jogo foi lançado em 1993 nos fliperamas japoneses e foi o primeiro jogo a ter um cenário totalmente 3D e personagens criados com gráficos poligonais que seriam posteriormente usados para desenvolver um dos melhores jogos de luta de todos os tempos: Tekken.
Eram apresentados oito lutadores distintos e todos deveriam ser derrotados em combates de três rounds. A chefe final, Dural, era o que se poderia chamar de monstro/andróide poligonal do mal com todos os movimentos dos outros personagens. Movimentos rápidos e combos chatos, mas não impossível de se derrotar. Os wireframes usados pelos programadores eram mais claros nela, mas percebia-se a evolução gráfica que foi criada, afinal, até então, havíamos visto desenhos em 2D como Street Fighter ou captura de movimentos em 2D como em Mortal Kombat. Aqui, toda a captura de movimentos era traduzida nas ações do personagem, dando uma movimentação meio rígida na primeira versão do jogo, mas melhorada, e muito, nas versões posteriores.
Os personagens jogáveis era de uma ótima variedade:
# Akira Yuki, professora de Kung Fu.
# Pai Chan, estrela de filmes de arte marcial em Hong Kong
# Lau Chan, pai de Pai Chan, luta Kung Fu
# Wolf Hawkfield, lutador de Luta Livre canadense
# Jeffry McWild, um pescador australiano
# Kage-Maru, ninja japonês.
# Sarah Bryant, lutadora de Jeet Kune Do (arte marcial criada por Bruce Lee)
# Jacky Bryant, irmão de Sarah, também uso o Jeet Kune Do.
Jogabilidade
Os golpes advinham da movimentação da alavanca de comando e três botões. Soco, chute e bloqueio. Cada combinação de golpes poderia ser devastadora ou uma total vergonha, errando o adversário por kilometros e deixando a guarda totalmente aberta.
Isso quando não se dava um pulão pra escapar do inimigo e acabava ficando na beira do ringue, só esperando pra ser colocado pra fora na pancada e perder o round. Alguns lutadores eram mais fáceis de controlar como os irmãos Bryant ou Kage Maru, outros, como Lai Chan, conhecido como drunken master, era um inferno de soltar os golpes e toda hora caia no chão se você errasse a entrada dos golpes.
Outro fator legal é que cada personagem tinha sons distintos, gritos de vitória e as músicas ambientes eram viciantes de tanto que se gastavam fichas para tentar derrotar Dural. Muitos na Sega chegaram a acusar a Capcom de ter copiado a idéia de Dural no chefão final de Street Fighter 4, afinal, ambos são andróides que tem todos os golpes de todos os personagens em seu repertório.
De toda a forma, Virtua Fighter foi um belo queimador de fichas nos fliperamas e uma ótima diversão, dando início a era poligonal dos games de luta e corrida, que agradeçam a ele os fãs de Tekken.
Só uma correção, o Saturn não foi o último console da empresa. Depois dele a sega lançou o Dreamcast, que mesmo sendo um fracasso comercial conquistou uma base fiel de fãs.
Verdade… corrigido. Mas é que o Dreamcast foi tão pouco falado que eu tinha esquecido dele.
Some people will look good with their hair styles.So hair style also matters.Care should be take to the hair by giving proper nutrients.