em

Conheça alguns fatos curiosos sobre Super Mario

Mario era um encanador que surgiu como protagonista do jogo Donkey Kong Jr e acabou ganhando seu próprio game no console da Nintendo o NES ou Famicon. Em pouco tempo se tornou um dos maiores ícones da cultura pop rivalizando com o Mickey Mouse da Disney. Neste mês de setembro, o personagem está completando 30 anos do lançamento de seu primeiro jogo (13 de setembro de 1985) e, aproveitando o ensejo, enumeramos aqui algumas curiosidades sobre Super Mario Bros.

Super Mario seria o último jogo para a primeira geração de Nintendinho. No Japão, a Nintendo criou uma segunda geração do console que utilizava disquete para rodar os jogos. Alguns títulos como Zelda, Metroid and Castlevania já eram lançados no Famicom Disk System. Porém, o Nintendinho só chegou aos EUA dois anos e meio depois, em 1986, e Super Mario veio no pacote. A versão do console que utilizava cartucho acabou sendo a única comercializada por lá e também por aqui

mario10Shigeru Miyamoto sempre disse que o game Kung Fu Master era influência para Super Mario, que por sua vez era inspirado em um filme de Jackie Chan Spartan X

Mario a principio não estrelaria o jogo. Myamoto e sua equipe estavam trabalhando em um game estilo scrolling que seria protagonizado por um quadrado(!). Mas o co-diretor Takashi Tezuka sugeriu que o personagem daquele game que não era um fenômeno, mas tinha sólidas vendas (no caso Mario Bros) substituísse o polígono.

A princípio, Mario viria montado em um foguete e carregaria uma arma

No conceito original de Super Mario, o jogador pressionaria seta para cima para pular, botão B para correr e A para atacar. Por fim ficou A para pular e B para correr e atirar bolas de fogo

mario2As versões japonesas de SMB e The Legend of Zelda chegaram às lojas com apenas cinco meses de intervalo, e foram, de fato, desenvolvidas em conjunto durante a maior parte do tempo em 1985. Sim, Shigeru Miyamoto conceu e dirigiu Super Mario e Zelda ao mesmo tempo.

Houve uma versão de Super Mario Bros. lançada em um sistema não-Nintendo. Na verdade, havia um pouco estranhamento na semi-sequela de SMB liberada para computadores da NEC e da Sharp no Japão. O jogo, desenvolvido pela Hudson Soft, foi chamado de Super Mario Bros. Special e manteve a aparência do SMB do NES e alguns dos layouts de fases, mas era um jogo completamente original. Porém, Super Mario Bros Special tinha uma física estranha e faltava a rolagem suave do jogo original da Nintendo, por isso é realmente mais uma bizarrice do que uma jóia perdida.

Em Excitebike (o último jogo de Miyamoto antes de começar a trabalhar em Mario e Zelda) você está livre para escolher qualquer um dos três cursos do jogo desde o início, mais fácil, mais difícil, médio. Miyamoto gostou desta dinâmica e quis trazê-lo para Super Mario Bros., mas estava com medo de todo mundo começar logo no nível 8 sem aprender a jogar o jogo nos níveis mais fáceis. As Warp Zones foram a solução, dando aos jogadores uma rota fácil para o final do jogo, mas não sem antes passar pelos mundos 1-1 e 1-2.

Os arbustos e nuvens são o mesmo sprite, assim como o barulho de ser atingido e cair no cano é o mesmo, repare

mario4A imagem da embalagem do jogo é tirada do Donkey Kong, onde o personagem surgiu

mario3A história de Mario é mais sombria do que você imagina. Bowser e os Koopas são na verdade magos assistentes de magia negra que transformam todos no reino em arbustos, blocos e cogumelos. Também os Goombas são na verdade habitantes corrompidos do Reino do Cogumelo, que foram transformados em homenzinhos de castanha.

A Nintendo detém os direitos sobre duas paródias pornô do Mario Bros: “Super Hornio Brothers” e “Super Hornio Brothers 2”. Hornio que é um trocadilho com hornie (tarado em inglês)

mario8O nome tipicamente italiano do parceiro de Mario, Luigi, é também um trocadilho com a palavra japonesa “Ruiji” que significa “parecido”.

mario9Em sua primeira aparição no jogo Donkey Kong, Mario era apenas chamado de jumpman

O icônico cogumelo vermelho foi inspirado em um fungo de verdade chamado Amanita Muscaria. Esse cogumelo, apesar de não ser tóxico, causa efeitos alucinógenos que pela descrição de quem já tomou, tem bastante similaridade com a psicodelia do jogo.

Participe com sua opinião!