em

E3: Wii Motion Plus, A solução mais barata

wii-motion-plusE eis que a Microsoft e a Sony finalmente investem em controles de movimento, ma busca pela recuparação do mercado perdido frente ao Wii, o console mais popular já lançado. “Não que a Nintendo esteja preocupada” como afirma o consultor de games N’Gai Coal e seus colegas do Bonus Round. A lógica por trás da certeza de que a Big N manterá sua liderança plena no mercado vem respaldade por diversos argumentos.

Apesar do investimento nos controles senso-motores, estes ainda são acessórios do Playstation 3 e do XBox 360. Raramente estes acessórios costumam a ir tão bem no mercado, até por que sendo opcionais é uma minoria de jogos que realmente os utiliza. No Wii, acontece o contrário, apenas uma minoria dos jogos não se utiliza do controle de movimento, e o Wii Motion plus, ainda que seja um acessório, será opcional para melhorar os jogos, já que ele sozinho detem de uma boa capacidade de reconhecimento. Até hoje, o único acessório que realmente vendeu bem foi o próprio Wii Fit, que passou da casa dos oito milhões (vendendo mais do que qualquer jogo das empresas concorrentes).

O segundo argumento é a marca. Nintendo é sinônimo de Video Game. Como bem lembrado pela Diana, existem pessoas que usam o nome Nintendo como a maioria fala sobre a Gilette, um outro nome para video game. Tanto que ao comprar o Ps3, a mãe de nossa redatora se refere ao mesmo como “o Nintendo” (mesmo agente já tendo dito milhares de vezes que se trata de um Playstation). Eu percebo a mesma relação em minha própria família. Minha mãe, que até hoje nunca ligou um computador, sabe exatamente o que é um Wii e já expressou diversas vezes o desejo de ter um. Em toda a minha vida ela nunca soube o nome de nenhum dos meus consoles, mas conhece e quer um Wii. O mesmo vale para os mais jovens. Meus três irmãos com menos de 12 anos, tem no Wii seu sonho de consumo. Este é o público da Nintendo, minha mãe, meus irmãos e até eu (que optaria pelo Wii tendo em vista as franquias que eu amo, como Zelda, Mario, Starfox e etc), e eles realmente não ligam (ou sabem que existem) outros video-games com capacidade gráfica maior. Isso não é importante para eles.

O Wii se desvinculou completamente do mundo “nerd” dos video-games. A própria E3 não é uma festa para o público da Nintendo. Toda semana são lançados mais jogos para o Wii do que para os concorrentes em um mês e cerca de 70% desses jogos não aparecem na mídia especializada, ou aparecem sem destaque. São milhares de Partys games, games de esportes, e jogos ditos casuais para não-gamers… E não são nem jogos ditos “família”, todo o tipo de coisa bizarra (como jogos de caça à animais, ou de prática de cirurgia) é lançada todos os dias para o console.

E se a guerra dependesse apenas de sensores de movimento, mesmo assim eu apostaria na nintendo e seu novo Wii Motion Plus, simplesmente por que é a opção mais barata e mais bem divulgada. O Motion Plus não só deixa o controle do Wii tão preciso quanto o novo controle da Sony, como provavelmente o fará custando 1/3 do preço. Os acessórios do X-Box se encontram entre as coisas mais caras do mercado atual de games, já o Ps3 é o console mais caro. Fora que um jogador casual teria que comprar este sistema caro e depois comprar individualmente os controles de movimento. O Wii não é somente muito barato perto dos concorrentes, como se por algum motivo os jogadores casuais exigirem mais precisão do console, eles poderão tê-la por menos de 50 dólares.

Joguei muito pouco o XBox 360, e confesso que não simpatizo muito com ele. Mas o PS3 é com certeza uma video-game maravilhoso, com uma capacidade infinita de me divertir. Perdi muitas horas do meu ano zerando Resident Evil 5, Metal Gear, Little Big Planet, assistindo a maravilhosa perfeição dos filmes em Blue-Ray (o real motivo da compra). Mas é verdade que quando reunimos muita gente em um lugar, o video-game que fica ligado é o Wii, com seus brawls, karts e esportes… E acredito que na atual geração de Video Games, não há espaço para outros. Mais sorte para a Sony e a Microsoft na próxima vez.

E isso por que eu não vou entrar no mérito de discutir o mercado dos portáteis. Com vocês o trailer do Wii Sports Resort, primeiro jogo a usar o Wii Motion Plus.

7 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Cara, jogar o Star Wars do Wii já é absurdamente cansativo, mesmo com você jogando só com as mãos e ainda podendo jogar sentado, imagina ter que jogar um troço desses obrigatoriamente de pé e ainda se mexendo todo?

    Eu acho a idéia da Sony (que é a original, já que eles já tinham feito coisa parecida antes, ainda na época do PS2) que a Microsoft copiou é até interessante pra um ou outro jogo, mas dificilmente vai realmente pegar pra valer. Como é que vai se jogar Street Fighter num troço desses? Vou ter que chutar a televisão? E eu vou jogar sempre sozinho?

    Acho bem improvável que qualquer um desses complementos dê em alguma coisa, ao menos não nessa geração atual de consoles.

    • Também acho que a iniciativa da sony e da microsoft não vai para frente nessa geração não… O wii, bem esse aí já foi bem sucedido no que ele propunha, e até acho que o acessório dele, assim como os demais acessórios do wii, deve vender razoavelmente bem…

    • Eu, ao menos, tenho todos ;D

      E o WiiFIt é de longe uma das coisas mais interessantes que eu já vi num vídeo game. Ainda mais com o “GAME YOU CAN PLAY WITH YOUR BUTT”. Só Rayman Ravin’ Rabbids já paga a compra do Wii.

Deixe sua opinião