GamesNotícias

Disquete dourado de ‘Doom’ entra em pré-venda (mas não traz o jogo)

A indústria de games chegou ao ápice da ironia colecionável: vender mídia física comemorativa a preços consideráveis, sem absolutamente nenhum dado salvo nela

A fabricante de colecionáveis Fanattik, em parceria com a rede GameStop nos EUA, abriu a pré-venda de um item no mínimo curioso para os entusiastas de retro games: uma réplica banhada a ouro do clássico disquete de Doom. O preço do artefato? US$ 29,99 (ou R$ 152,23).

Mas antes que você prepare a carteira para reviver a glória dos anos 90, é preciso destrinchar exatamente o que esse produto entrega — e, principalmente, o que ele não entrega.

A ironia do colecionismo moderno

O item é uma réplica de floppy disk banhada a “imitação de ouro”, entregue em uma caixa comemorativa com a arte original do jogo e acompanhada de um suporte para exibição. Trata-se de uma homenagem direta ao emblemático lançamento shareware de Doom v1.2.

A grande pegadinha? A peça é completamente não-funcional. Não há nenhum bit de dado dentro dela, nem mesmo um código de download associado ao pacote. Ironicamente, o episódio shareware Knee-Deep in the Dead, que inspirou o colecionável, continua disponível para download gratuito na internet, exatamente como tem sido há muitos anos.

“O que é mais retrô do que tecnologia obsoleta?”, questiona a Fanattik na divulgação da mídia física inútil. “Celebrando o humilde disquete de 3,5 polegadas e 1,44 MB no qual o jogo foi originalmente lançado em 1993, esta réplica é numerada individualmente como uma de 5.000 unidades em todo o mundo.”

Especificações e uma oportunidade perdida

Embora o disco comemorativo tenha as dimensões exatas (89 x 89 mm) da saudosa tecnologia de 3,5 polegadas, ele peca na interatividade. Para um item decorativo focado na nostalgia tátil, faria toda a diferença se a proteção metálica deslizante e a trava de proteção contra gravação fossem móveis. Seria o brinquedo de inquietação (fidget toy) perfeito para se ter na mesa do escritório.

Um reflexo da era 100% digital

O lançamento desse disquete dourado escancara uma tendência fascinante e um tanto bizarra. À medida que o mercado avança de forma inexorável para um futuro exclusivamente digital, a saudade do público pelo tátil aumentou. Os fãs cobiçam tanto a presença da mídia física em suas estantes que agora estão dispostos a pagar valores não-triviais por ela, mesmo quando ela é essencialmente uma casca vazia.

Para os historiadores de plantão: a edição shareware original de Doom v1.2 chegou ao mercado dividida em dois disquetes em fevereiro de 1994, ficando eternamente famosa por adicionar suporte a modem a este marco dos jogos de tiro. Naquela época, se você pagasse e registrasse sua cópia, a id Software enviava pelo correio quatro disquetes com a campanha completa de três episódios. O jogo exigiu esses quatro discos até ser finalmente transportado para a revolucionária era do CD-ROM.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

GamesNotícias

Lego Skylines: Franquia de Simulação Ganha Jogo Oficial em Blocos de Montar

Paradox Interactive e Iceflake Studios confirmam novo título da série para PC,...

Notícias

Queimados ganha fim de semana de cinema gratuito com filmes de todas as regiões do Brasil

Famílias de Queimados já podem anotar no calendário um programa cultural, antenado...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...