em

Estratégias online em League of Legends

Sempre que me deparo com um multiplayer online, lembro do saudoso Quake. Meu acesso a internet já foi tão lento que só eu sei dos headshots intuitivos por atirar com clarevidência em pacotes de informações, compensando assim o tal atraso, hoje conhecido como o fantasma do lag

lol2

Enfim, hoje, com tanta facilidade, a coisa ficou mais diversificada e competitiva. A começar pela área da estratégia, é muito complicado descrever o desenrolar da dinâmica deste multiplayer online battle arena (MOBA), ou se preferir, action real-time strategy (ARTS).

Mas então chegou League of Legends, ainda em 2009, para praticamente extinguir a prática de jogar repetidas vezes o mesmo mapa.Dali por em diante foi instituida uma nova regra: DOTA era O jogo, e dele surgiria League of Legends.

Desenvolvido pela Riot Games, League of Legends (LoL) é ao pé da letra “bastante popular; completamente gratuito; e com servidor exclusivo para o Brasil”. O game inclusive, segundo a revista Forbes, já foi o game mais popular do mundo por volta de 2012.

lol1

As vias de fato: – Uma quantidade boa e variada de campeões a sua escolha, onde cada herói possui uma pequena característica, igualmente inserida nas pequenas nuances do combate; – Cinco pra cada lado; – 30 segundos para a liberação das tropas; – O objetivo é destruir a fortaleza inimiga torre a torre;  – Mapas quadriláteros e o terrenos são divididos igualmente entre as duas equipes.

Como havia dito, tem herói para tudo que é gosto e de tudo que é tipo, aumentando a competitividade entre os próprios membros da equipe, que se combinadas bem, podem fazer um estrago. League of Legends é formado pelas classes: magos, assassinos, tankers e suporte. Porém as maiores diferenças ficam por conta dos skills de cada jogador, justificando a quantidade de opções existentes na tela de seleção de campeões.

LOL4

LoL não é famoso atoa. O game é cheio de detalhes relevantes – tem até contagem e bônus por frag consecutivo, sabe? Tipo double-kill, triple-kill e por aí vai. Durante a partida o jogador também acumula recursos, que no jogo são chamados de ouro. Com ouro compram-se itens que, meio como uma receita de bolo, aumentam objetivamente seus atributos. E acreditem, faz toda a diferença do mundo “na hora do vamos ver”. Tem até item especial que realiza funções independentes, como por exemplo uma armadura que quando equipada, faz todos os atacantes em seu redor receberem dano constante, como se pegassem fogo.

O fato mais curioso é que LoL é um jogo consolidado, estável e muito bem sucedido, mas é basicamente fruto e cópia de uma tendencia criada a partir de uma constante prática de se jogar um determinado mapa de Warcraft 3. Bem que isso poderia virar moda e alguém lançar algo como Street Fighter RPG, como aquele Naruto Shipuden para PS2, não?

E agora League of Legends também está sendo lançado para Mac. Finalmente!

Participe com sua opinião!