em

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario

Depois de comentar sobre os piores e o melhores Power Ups do Super Mario, chegamos ao último artigo, onde listaremos os mais bizarros Power Ups que já encontramos pelo Mushroom Kingdom.

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

6) Copy Flower – Mario e Luigi: Partners in time

Este chega na lista mais pela sua raridade, e por sua interessante aplicação. Quando o Mario pega a Copy Flower ele ganha os poderes do mutante James Maddox (o homem múltiplo), se tornando capaz de criar dezenas de outros Marios. Tudo bem que ele aparece em um jogo pouco usual (Mario e Luigi: Partners in time), mas devemos lembrar que este é o mesmo título que criou a agora super divulgada Ice Flower. A Copy Flower é sem sombras de dúvidas um Power Up fora do comum para o Mario, e não se parece com nada que já vimos até agora. Torçamos que ele dê as caras em um dos jogos de plataforma do bigodudo, já que este tipo de poder possibilitaria vários designs interessantes nas fases.

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

5) Carrot – Super Mario Land 2

O que faz deste item bizarro não é a sua estética de roedor, mas sim a sua função. Quando um personagem que tem como característica central os seus pulos usa um poder de coelho, a primeira coisa que pensamos é que ele está ali para potencializar ainda mais esta habilidade. Talvez pular mais alto, ou mais distante, talvez até mais rápido. Mas não. As orelhas de coelho na cabeça do Mario servem para ele planar. Quer dizer, não literalmente, mas o efeito é similar: batendo as orelhas no ar, o Rabbit Mario consegue permanecer mais tempo caindo. Portanto ao encontrar uma cenoura no Mushroom Kingdom você é presenteado com um par de orelhas voadoras, nunca se esqueça disso. Vale mencionar, o anti-herói Wario, também usa esse item com freqüência em seus jogos.

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

4) Fire Flower – Super Mario Land 2

Como assim a Flor de Fogo está aqui? Bem, acontece que nos tempos do primeiro Game Boy, os jogos do Mario eram em Preto e Branco, o que fazia impossível para os jogadores distinguir quando se estava sob o poder desta flor, lembrando que até hoje ela é apenas uma mudança nas cores da roupa do Mario. Como solucionar este problema? Simples, acrescentando um pequeno item em seu vestuário que indique o uso deste poder. A escolha recaiu com uma Pena na cabeça. Não sei se os indígenas lançavam bolas de fogo cotidianamente, mas quando o Mario colocava uma peninha no seu boné, ele passava a ser capaz de atirar fogo pelas mãos. E pensar que no mesmo período, em Super Mario World, ao pegar uma pena você ganhava uma capa amarela envolta do pescoço. Em Mario 64 DS, ao pegar uma pena, Mario passa a usar um wing hat para voar. A conclusão que chegamos é que penas são coisas bizarras no mundo do Mario e não necessariamente coerentes entre si.

A já consagrada Tanooki Suit.

3) Tanooki Suit – Super Mario Bros. 3

Mesmo tendo sido eleita nossa campeã na categoria de melhores Power Ups do Mario, a Tanooki Suit não tinha como escapar desta lista. Afinal, poucas coisas são tão bizarras quanto ela. Estamos falando de uma roupa de guaxinim que permite ao Mario, voar, bater nos inimigos e se transformar em uma estátua de um monge Budista. Somente Miyamoto e seu mundo de cogumelos poderia ter bolado essa.

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

2) Spring Mario – Super Mario Galaxy

O problema deste poder não é a sua aparência, afinal, é apenas o nosso querido Mario enrolado em uma mola. O problema é o efeito! Quando está envolvido pela mola, todo o corpo do Mario parece feito de borracha e começa a quicar, o levando a alcançar grandes alturas. O detalhe é que uma vez sob efeito, não faz diferença se o Mario está de cabeça para cima ou para baixo, e o comum é que ele alterne estes lados ao pular. Como conseqüência a roupa dá um certo pânico no jogador, pois vemos Mario aterrissar de cabeça no chão depois de ter saltado uns 20 metros. Sempre sinto certa náusea ao ver essas cenas de pulos kamikaze do bigodudo. E é muito bizarro a forma como passamos a jogar uma vez que pegamos este Power Up, gemendo de dor entre nossos melhores saltos. Parece que se uma mola envolver seu corpo também te deixa indestrutível no processo, pelo menos para quedas….

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

1) Kuribo’s Shoe – Super Mario Bros. 3

De longe o mais raro dos Power Ups do bigodudo, que aparece apenas em uma fase de um único jogo, o eterno Super Mario Bros 3 no NES. Kuribo em japonês quer dizer Goomba (porque o manual do jogo estadunidense deixou o nome original nós não sabemos), e por algum motivo o antagonista clássico do Mario em The Sky (o nome da dita fase) gostava de usar sapatos gigantes e mecânicos. No entanto, ao bater no inimigo no momento exato de seu salto, era possível ganhar a bota como um novo e útil Power Up. A partir daí, Mario não apenas pulava mais alto (finalmente!) como também podia andar sob qualquer superfície, ignorando espinhos e outros empecilhos que pudessem aparecer pelo chão.  Ela está na nossa lista porque realmente é muito bizarra, tipo, o Power Up é o Mario vestido de bota, e para piorar, uma automática de dar-corda. Mais uma vez Miyamoto nos dá um presente de sua cabeça cheia de cogumelos.

One Comment

Deixe sua opinião!
  1. Talvez devesse entrar nesta categoria (ou na de "melhores"), os seguintes:

    Frog suit (Super Mario bros. 3): Transforma o Mario em um sapo. Melhora sua natação (você não precisa mais apertar o botão A para nadar), aumenta a altura do salto, mas você só consegue andar aos pulinhos.

    Hammer suit (tb de Super Mario bros. 3): O Mario veste uma armadura que o deixa parecido com os Hammer bros. Quando abaixado, há uma carapaça nas costas que defende Mario de certos ataques inimigos (como bolas de fogo cuspidas pelas Piranha Plants) e Mario atira martelos.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Felipe Velloso