em

João Montanaro cria polêmica com charge de tsunami

O jovem talento João Montanaro, uma espécie de Maísa do cartum brasileiro, gerou polêmica entre os sensíveis leitores do jornal Folha de São Paulo com um cartum interpretando a tragédia do tsunami sobre a icônica xilogravura de Katsushika Hokusai.

Apesar de estarmos num momento de comoção mundial após o terremoto e tsunami que destruíram boa parte do norte japonês no último dia 11, é importante interpretar o trabalho de Montanaro como um cartum, e não uma piada, de um fato importante que marcará 2011. E não é justamente o papel de um cartum sintetizar de maneira critica fatos importantes?

Se podemos lamentar algo do episódio é apenas o fato de cada dia existirem mais e mais pessoas ignorantes, que utilizam da onda do politicamente correto para atacar o que não entendem. Por fim, deixo abaixo três outros cartuns – selecionados entre diversos outros – que também utilizam da obra de Hokusai para falar sobre esta tragédia no Japão. As peças são de Frederick Deligne, Kap e Martin Sutovec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

4 Comments

  1. ele fez uma charge como uma forma de se expressar pois nisso as pessoas que não estão nem ai com a vida vão saber na real como o mundo esta nisso todos podemos perceber que todos nós devemos dar valor ao nosso mundo e ao nosso pais assim eu deixo o meu comentario aque!

Ímpar

Publicado por Salvador Camino

ModeradorVerificadoPromotor(a)EscritorGamerRepórterMusicistaFotógrafo

Bruna Surfistinha promove o encontro entre a sacanagem e a melancolia

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario