em ,

Pocket Games: Air Penguin

Depois de Angry Birds (já falamos dele aqui antes), a quantidade de jogos cujos personagens protagonistas são animaizinhos fofos e estilosos que apareceram na App Store – e fizeram MUITO sucesso – é impressionante. Air Penguin, que recentemente figurou como Game of the Week da loja de aplicativos da Apple, é um deles. E é sobre ele que falaremos hoje.

A premissa é bem simples, como sempre. Você controla um pingüim antártico saltitante que precisa chegar de um ponto a outro em um cenário. Ao longo do caminho, você precisará ser preciso nos saltos sobre pequenas calotas de gelo, desviar de tubarões famintos, pegar caronas em tartarugas (e as controlar precisamente), além de deslizar com maestria sobre o gelo, desviando de obstáculos e coletando peixes – que  NÃO são sua comida, mas funcionam como a moeda do jogo, lhe permitindo comprar itens diversos. A forma de controlar o pingüim se dá pela movimentação do aparelho em oito (apesar do jogo lhe instruir em quatro, para simplificar ainda mais o conceito de gameplay) direções. Veja o vídeo abaixo:

O visual é característico, extremamente cartunesco e bem modelado. Os personagens são carismáticos e o gameplay não cansa tanto; agraciando-nos sempre com um elemento novo no cenário, modificando a jogabilidade em si (como no caso das tartarugas) ou incrementando a dificuldade do jogo. Os cinco peixes laranja espalhados por cada fase são um chamado ao espírito perfeccionista que essa nova safra de games portáteis e descartáveis (sem o significado pejorativo que a palavra “descartável” possa indicar) preza, quase que obrigando o jogador a voltar inúmeras vezes ao nível até coletá-los todos. O interessante é que os peixes podem ser usados para comprar itens diversos, que ajudam o pingüim a passar pelos obstáculos do caminho – ao contrário de apenas te presentear com três estrelas inúteis. Né, Angry Birds? Ao mesmo tempo em que serve como um boletim de desempenho funciona também como moeda virtual.

Infelizmente a jogabilidade de Air Penguin impõe limitações físicas. É quase impossível jogar este jogo a bordo de um veículo em movimento, já que o jogador torna-se incapaz de precisar os saltos do pingüim. Tirando este problema funcional, Air Penguin é um ótimo game para a plataforma, e merece o devido reconhecimento.

[xrr rating=4/5]

  • Jogo: Air Penguin
  • Plataforma: iPhone, iPad, iPod Touch
  • Gênero: Arcade
  • Desenvolvedora: Gamevil e Enterfly

Air Penguin atualmente ocupa a 5ª posição no Top 10 de jogos de Arcade e custa US$ 0,99 na App Store e vale muito a compra!

 

Participe com sua opinião!