em ,

Pocket Games: Ghost Trick: Phantom Detective

 

Com mais de um ano de atraso em relação ao lançamento no Japão, o ocidente finalmente recebe mais uma vez Ghost Trick: Phantom Detective, agora lançado oficialmente na App Store americana – o jogo fora lançado anteriormente para Nintendo DS em janeiro de 2011.

Seguindo os moldes de seu irmão mais famoso, Ace Attourney, o game é mais um adventure criado por Shu Takumi, e ao mesmo tempo em que se assemelha à qualidade da série supracitada, se distingue pela jogabilidade inovadora e enredo peculiar.

A premissa não é tão simples como as histórias protagonizadas pelo advogado Phoenix Wright, já que o protagonista da vez sequer está vivo. A tela inicial revela um corpo deitado em uma posição extremamente cômica – o bom humor é um traço forte de Ghost Trick – disposto no chão de um ferro-velho; existem também outros dois personagens na cena, um deles é o assassino – que está prestes a cometer o segundo crime – e o outro, uma moça indefesa. Em meio a tais acontecimentos, você se descobre morto e completamente desprovido de memórias, e logo se engaja em uma busca pela causa de sua morte, como um espírito errante que agora é; permeando eventualmente sua investigação por pequenos atos heróicos – como salvar aquela dama em perigo.

A mecânica é interessante e aproveita bem a tela de toque do iPhone, sem deixar com que a jogabilidade se concentre o tempo inteiro na tela – como no caso de controlar o personagem por um ambiente através de um joystick virtual, a exemplo de outros tantos títulos.

Sendo seu avatar um fantasma, é explicado que é possível a você possuir – no sentido “ectoplasmático” – alguns objetos do cenário e interagir com o ambiente objetivando a resolução de puzzles e a descoberta de pistas sobre o mistério a ser resolvido. Utilizando dois simples botões virtuais nos cantos inferiores da tela, você entrará em um modo “Ghost” – onde seu espírito poderá se mover para possuir um objeto chave; e com o “Trick”, você interage com o objeto de alguma forma; por exemplo, se possuir um guarda-chuva fechado, é possível abri-lo fazendo uso deste botão.

O modo "Ghost"

Assim como em Ace Attoruney, é permitido viajar entre diferentes cenas através da linha telefônica; para tal, basta possuir um telefone e interagir com ele para escolher o local de destino. Toda mecânica do jogo se baseia no exercício de possuir objetos, e o que dificulta a simplicidade inata a tal idéia é o fato de como estes estão dispostos no cenário, da maneira que há uma limitação no alcance de viagem da sua alma para com os pontos de possessão dos itens. Apesar de a idéia soar um tanto complexa, tudo é muito bem intuitivo, sendo perfeitamente explicado no primeiro capítulo do jogo.

Mas talvez a idéia mais interessante que Ghost Trick apresenta é a possibilidade de viajar no tempo e mudar o destino de uma pessoa. E como o jogador desempenha esse papel lembra muito um romance de Isaac Asimov, O Fim da Eternidade; no livro, o principal conceito que permite a manutenção da existência da humanidade fala sobre algo que o autor chama de MMN (Mudança Mínima Necessária), que vem a ser uma mudança pontual aparentemente inofensiva, mas responsável por desencadear uma série de eventos que farão com que o futuro seja mudado. Em Ghost Trick, isso é feito de uma maneira bem mais sutil, mas ainda sim interessante. A possibilidade de fazê-lo gira em torno de mais um conceito que compõe sua jogabilidade, o fato de que é permitido ao seu personagem visitar os quatro minutos anteriores à morte de alguém, e, sendo assim, mudar o destino da vítima alterando algo na cena.

Estes fatores somam basicamente os pontos fortes do jogo, que ainda apresenta cenários bem interessantes e desafiadores, animações fluidas e bem colocadas, um plot envolvente e uma trilha sonora que faz um intermédio entre o clima emergencial que o enredo pede, e o fator cômico da arte caricata.

Confira o trailer:

O jogo está com os dois primeiros capítulos gratuitos na App Store, e hoje serve de prenúncio para a chegada de mais dois jogos da série Ace Attourney à plataforma da Apple, anunciados recentemente. Se você ainda não conhece os títulos de adventure da Capcom, Ghost Trick: Phantom Detective é um ponto de partida interessante.

[xrr rating=4/5]

Participe com sua opinião!

Audaz

Publicado por Rafaell Reboredo

A Bela e a Fera 3D: De novo sim, e daí?

Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows