em

Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

- 1316792672280 CinemaVerite 1280x640 640 320 600x300 - Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

Reality show é um tipo de programa televisivo baseado em situações e/ou na vida real. Seja ele sobre uma casa com 12 participantes, uma fazenda, patricinhas gastando dinheiro, Chefs de cozinha, construção de uma casa, patrões disfarçados de funcionário, cachorros, competição de modelos, etc etc etc. Mas, não esqueçamos o mais básico e primitivo de todos: a convivência familiar.

Em 1971 Pat Loud (Diane Lane), casada e mãe de 5 filhos, foi abordada no clube por um produtor de documentários, Craig Gilbert  (James Gandolfini)com uma proposta simples: filmar o cotidiano de sua família para um futuro programa de televisão chamado, A Família Americana. Aparentemente, os Loud eram uma família perfeita e a ideia era uma brisa nova para o canal americano PBS. Os filhos acharam a ideia ótima e seu marido, Bill (Tim Robbins), ficou encantado com a novidade. Logo, Craig mandou uma pequena equipe seguir Pat por onde é que ela fosse.

- CinemaVerite 550x288 - Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

Os primeiros rolos de filmes, foram gastos quando Pat decidiu ir a NY visitar seu filho mais velho, Lance (Thomas Dekker). Nem um pouco preocupado com a câmera, ele decidiu se mostrar realmente e levou a equipe e sua mãe para um show de travestis numa boate underground. Pat ficou realmente preocupada com a repercussão que a imagem de seu filho teria quando o programa fosse ao ar, mas logo isso passou. Aos poucos, conforme as câmeras a seguiam, diferentes fachadas foram aparecendo em sua família, principalmente do seu marido.

- drnAY 600x333 - Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

Bill, passava mais tempo viajando do que em casa, e sempre apresentava estranhas desculpas para explicar suas viagens. Craig queria mostrar mais emoção e como eles eram realmente, mas a equipe de filmagem se recusava a filmar as brigas e discussões do casal, contrariando sempre as vontades de seu chefe. O que começou como uma simples ideia, trouxe a tona os problemas escondidos da família Loud, de um jeito que eles não gostariam de ver.

- VERITE span articleLarge - Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

Misturando cenas do documentário real com o fictício, Cinema Verite mostra muito bem como é que surgiu essa fixação humana de querer saber porque a grama do vizinho é mais verde. Qual o verdadeiro fascínio em saber sobre vidas de pessoas que você nem sequer conhece. Longe dos padrões reais de uma “família americana”, após a ida do programa ao ar, os Loud foram rechaçados pela mídia e se mantiveram calados por algum tempo, até decidirem enfrentar de fato o problema.
Munidos da desculpa de que “não sabiam o que estava acontecendo” foram a todos os programas de entrevista possíveis e tentaram limpar sua imagem. Este documentário foi o último produzido por Craig Gilbert. A HBO colocou no ar um outro documentário em 1983, mostrando como estava a família Loud dez anos depois. A série Real World da MTV, foi também baseada neste documentário dos Loud.

- 766x575 600x450 - Cinema Verite e o nascimento dos Reality Shows

O filme concorreu a algumas indicações ao Globo de Ouro e ao Emmy Awards, assim como outras premiações para televisão.

Graças (ou não!) a esta iniciativa de Gilbert, hoje somos inundados quase que mensalmente com novas propostas de Reality Shows nos mais diferentes níveis e conteúdos. Alguns adoram, outros odeiam. Como tudo que gere polêmica. Existem tantos diferentes que é praticamente impossível não assistir a nenhum. Só escolher aquele que mais se adequar ao seu gosto.

[xrr rating=3/5]

Fique ligado na programação da HBO pois o filme já se encontra em cartaz.

Deixe sua opinião

Avatar Veteran

Publicado por Melissa Andrade