Para a alegria dos fãs de NBA chega no dia 11 de setembro NBA 2k19, o novo jogo da série que se iniciou lá em 1999 exclusiva para Dreamcast, da Sega, e que a partir do terceiro ano passou a ser disponível para todos os consoles. O game vinha com uma propostas mais realista em relação aos exageros de NBA Jam.
Durante a Game XP, aproveitamos para testar o 2k19 e podemos dizer que o novo título segue a linha consagrada ao longo desses anos, como um autêntico simulador de jogo de basquete.
Testamos NBA 2k19 na Game XP | Games | Revista Ambrosia
O poderio gráfico da franquia manteve o seu alto padrão. O mesmo se pode afirmar quanto a física. Os embates corpo a corpo têm a devida dinâmica e peso, já que não podemos nos esquecer que são gigantes em quadra. Alguém que olhe rápida e desavisadamente para uma TV em que esteja sendo disputada uma partida pode achar, mesmo que por um segundo, que se trata de uma transmissão da ESPN.

Para a escolha do jogador estão os atuais times da NBA, mas também suas versões All-Time (em que você pode escalar uma seleção dos melhores que já jogaram na equipe) e Classic. Nessa última categoria você pode escolher times históricos como o Chicago Bulls de Michael Jordan, o Los Angeles Lakers de Magic Johnson e o Boston Celtics de Larry Bird, e até clássicos recentes como o Miami Heat de 2005/2006.
A temporada 2019/19 só começa em 16 de outubro, mas o game já traz as devidas atualiações dos times. Daí, LeBron James já consta no elenco do Lakers (o astro deixou o Cleveland Cavaliers no final da temporada passada).

Testamos NBA 2k19 na Game XP | Games | Revista Ambrosia

Testamos o jogo em um PS4 e a jogabilidade continua confortável (embora pessoalmente eu prefira o joystick do Xbox, mas é questão de gosto mesmo). Os arremessos e enterradas obedecem as leis da física, sem voos super-heroicos daqueles jogos do passado. E essa verossimilhança não limita a diversão.
É interessante o esmero em reproduzir fidedignamente não só a fisionomia dos jogadores, mas seus maneirismos e cacoetes. Quando Stephen Curry do Golden State Warriors se prepara antes de um lance livre, ele aparece mastigando seu protetor bucal exatamente como sua versão. O clima da quadra também é colocado com muita fidelidade, com show de cheerleader no intervalo e tudo.
NBA 2k19 vai agradar em cheio aos fãs da liga americana de basquete, embora não traga grandes inovações na jogabilidade. É garantia de horas de jogatina ao longo dessa temporada que está por vir.