Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Livro “O Lápis da Natureza”, de Talbot, ganha evento no Dia da Fotografia

No próximo 16/08/2019, Dia Mundial da Fotografia, a partir das 16h, no Buriti Sebo Literário, no centro do Rio de Janeiro, o fotógrafo e tradutor Fabio Giorgi faz lançamento de sua tradução de “O Lápis da Natureza” (Ibis Libris Editora), de William H. Fox-Talbot. O livro, publicado originalmente em fascículos, entre 1844 e 1846, e seu autor serão tema de uma palestra.

“O Lápis da Natureza” narra o relato do caminho percorrido pelo autor em sua busca de um processo fotográfico. Não é considerado uma obra técnica por não trazer qualquer fórmula ou detalhamento dos procedimentos desenvolvidos pelo autor para fazer uma calotipia (processo de se fazer negativos em papel).

“Talbot desenvolveu seu sistema de fotografia em papel preparado com uma combinação de sal e nitrato de prata, que ficou conhecido como Papel Salgado. Com uma variação da técnica, ele conseguiu também fazer negativos em papel, que chamou de Calótipos. A ele é creditada a invenção da ideia de um negativo que funciona como uma matriz para inúmeras cópias. Neste sentido, considero que esta tradução é continuação do meu primeiro livro “Manual de Cianotipia & Salgado e Papel” (Ibis Libris), publicado em 2017”, explica Giorgi.

“A fotografia era algo recente e, para muitos, ainda desconhecida, e Talbot passou a ser seu divulgador (e, por tabela, de seu próprio processo), descrevendo, a cada prancha, as possibilidades de sua aplicação. Usar uma fotografia para mostrar os bens de um inventário, ao invés de descrevê-los individualmente, reproduzir pinturas e livros, ou utilizá-la como prova em um tribunal para nós são aplicações óbvias e normais, porém, na primeira metade do século XIX, tudo isso era uma grande novidade”, complementa.

Serviço:

Endereço do Buriti Sebo Literário: Rua do Carmo, 9, sala 902, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Dia 16/08, a partir das 16h

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

“Era Uma Vez Em… Hollywood” evidencia o amor de Tarantino pelo cinema

Próxima publicação

Entrevista: Rodrigo Suricato abre a alma e fala sobre o novo álbum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir