LiteraturaNotícias

As crônicas de “Atravessando a pandemia”, de José Leonídio

Compartilhe
Compartilhe

Encarar o exercício da positividade no seu dia a dia foi a decisão do escritor José Leonídio no período de o isolamento extremo pela pandemia do Coronavírus. A escrita foi uma saída para lidar com a situação. O resultado é o livro Atravessando a pandemia, publicado pela Editora Autografia, uma coletânea de crônicas e conto escrito nesse período.

Não romantizo o momento, mas abri uma brecha para a criatividade. Salvei a mim escrevendo e percebi que muita gente embarcou comigo nesse respiro, diz o autor, que publica semanalmente dois textos no seu blog autoral, com reprodução nas redes sociais, e comemora o aumento constante de seguidores em espaços que são realidade do leitor contemporâneo.

O livro foi publicado.no final de 2021, com crônicas com temas variados, que vão do cotidiano e reflexões mais filosóficas e poéticas; religião, com textos que recorrem às datas do calendário cristão ou fazem alguma relação cristã com outros temas; Tempo; e Cotidiano, cujo cenário é o Rio de Janeiro e os temas giram em torno do dia a dia carioca.

Um livro que ajuda em muito, pela linguagem bem humorada, a revermos situações que o país passou e está passando. Com muitos ainda negando a vacina, mas felizmente, estamos vencendo, sobreviventes, dessa doença, que marcou tantos. E no caso do autor, trouxe o seu pensamento para ajudar outros a reinventar-se.

O livro possui 164 páginas, com 31 textos numa fonte e espaçamento agradáves, dividido em partes:  Sumário, No início, Cotidiano, Reflexão, Durante, Tempo, Religião, E agora? Ao leitor cabe escolher a sequência para consumir um livro sobre o ser humano, precário, complexo, perdido, cheio de possibilidades. Ao José Leonídio, escritor, médico, e tão ciente dos riscos, coube dar esperança de um mundo mais longevo.

O autor

José Leonídio dedica-se à literatura há duas décadas. Começou com enredos para escolas de sambas. Em 2001 publicou seu primeiro (e premiado) romance, “A Raposa do Cerrado”. Em 2018 e 2019 lançou “A Casa dos Deuses” e “Os Guardiães” – os dois primeiros títulos da pentalogia Portais da Liberdade -, além de “Enredando Ilusões” e “Facebookeando”. No prelo, está “Safiras de Candinho”, romance sobre o dia a dia do bairro Cavalcanti (RJ). “Atravessando a pandemia” é seu sexto livro. Fazer nascer é o dom deste romancista, poeta e cronista que a vida toda exerceu a medicina obstétrica.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

“É muito difícil se divertir agora”: Donald Glover fala sobre Star Wars e quer Lando diferente

Donald Glover, conhecido por seu talento multifacetado como ator, músico e roteirista,...

Babymetal vem ao Brasil pela primeira vez para Festival Knotfest e anuncia show extra em São Paulo

Pela primeira vez, o fenômeno japonês Babymetal desembarca no Brasil, trazendo sua...

Fab: o novo espaço da Epic Games para criadores digitais

A Epic Games anunciou o lançamento oficial do Fab, um espaço aberto...

Mariah Carey responde fãs brasileiros: “Vejo vocês em breve”

Mariah Carey, diva do pop, compartilhou um vídeo em suas redes sociais...

Elon Musk planeja serviço gratuito universal para Starlink que qualquer celular poderá utilizar

Imagine um mundo onde qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa acessar a...

Academia Brasileira de Cinema anuncia concorrentes para o Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema revelou ontem os seis filmes que disputarão...