Literatura

Assassinato Profissional em “A exceção”, de Christian Jungersen

Lançado em 2008 sem muito alarde pela Editora Intrínseca, A Exceção do dinamarquês Christian Jungersen, por infortúnio ou carência de ação publicitária, não obteve o merecido sucesso, nem ao menos figurando nas listas de mais vendidos do país – em contraposição ao seu status de best-seller europeu. Uma trama complexa, personagens bem compostos e uma narrativa intencionalmente confusa e multifacetada são, de forma básica, os ingredientes que consagraram A exceção como um triunfo do suspense, uma perigosa análise a respeito da psicologia do mal.

Nele, quatro mulheres e um homem dividem espaço num escritório de pesquisas com finalidades acadêmicas sobre Genocídios: Malene e Iben, as mais novas que se auto-intitulando rainhas do baile, exigem todas as atenções e a condescendência de Camilla, a secretária, que a todo custo tenta evitar menções ao seu passado problemático e misterioso; as três, a despeito das orientações de Paul, o chefe ligeiramente manipulador, desprezam e excluem Anne-Lise, a bibliotecária mãe de família que vê descartadas as suas constantes tentativas de se enturmar.

Trabalhando juntos debaixo de um mesmo teto e de uma mesma constante sensação de desconfiança e tensão, eles se envolvem pouco a pouco numa enrolada teia de mentiras, fofocas e picuinhas diárias que se agravam e, por fim, se traduzem em sangue.

Dos comentários maldosos até a violência, esse thriller expõe o apodrecer das relações profissionais, da competitividade, da amizade e da paixão. Ameaças neonazistas, invasões de privacidade, mulheres que desejam o mesmo homem, doença, medo e assassinato; um conjunto de idéias fabulosas, uma realização única.

A exceção expõe o melhor dos bons, o pior dos maus, e mistura um no outro, jogando com o conceito pré-estabelecido do mocinho e do vilão. Narrando a partir dos diversos pontos de vistas que compõem a trama, Jungersen apresenta um mesmo fato de inúmeras formas, uma mesma relação a partir de todos os olhos que a observam. Nada escapa ao leitor, sempre ciente da repercussão de cada acontecimento para cada personagem. É a poderosa história da decadência humana, de pessoas que mudam de lado, que mudam de idéia e que uma hora ou outra acabam se perdendo em sua loucura pessoal.

A tensão e o assombro são constantes nesse processo onde a regra é “todos são maus”; e a exceção, na verdade, é o que contradiz essa crueldade dominante.

CHRISTIAN JUNGERSEN nasceu em 1962. Krat, seu romance de estréia, ainda não foi traduzido para o português, embora, na Dinamarca, tenha recebido o prêmio de Melhor primeiro romance. Jungersen já foi professor, publicitário e roteirista, atualmente é analista de informações; A exceção é o seu segundo romance publicado.

Deixe um comentário

Sugeridos
Cópia de MGL6820
LançamentosLiteratura

Hermes Coêlho revisita “Nu” em edição ampliada

Livro que inaugurou a Trilogia do Trauma ganha nova edição pela Patuá...

Carolina Chalita em Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria - Crédito fotográfico Juliana Chalita
AgendaLiteraturaTeatro

“Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria” chega ao CCPJ

Indicada ao Prêmio APTR, Carolina Chalita faz tour da peça que mergulha...

Os livros marcantes de Zuenir Ventura
ListasLiteratura

Os livros marcantes de Zuenir Ventura

Ao longo de sua trajetória como jornalista e escritor, Zuenir Ventura (1931–2026)...

Zuenir Ventura
AstrosLiteraturaNotícias

Memória brasileira e a trajetória de Zuenir Ventura

Existe um tipo raro de jornalista que consegue transformar a pressa do...

HN12428
Literatura

E se um romance fosse construído como um jogo?

E se conceitos usados para criar jogos pudessem ser aplicados à construção...

PHOTO 2026 08 05 19 48 55 (1) (1)
AutoralLiteratura

Trechos de “É Vida Que Segue!” de Daniela Yuri Uchino 

Daniela Yuri Uchino é paulistana, graduada, mestra e doutora em Letras pela...

Ivy
AgendaLiteratura

Ivy Menon lança “Ratos e estrelas habitam o mesmo universo” na Bienal do Livro de São Paulo

Romance de autora de 68 anos, ex-boia-fria, advogada, jornalista e teóloga, aborda...

Capa não volte sem ele
Literatura

Cinco autores nordestinos

A literatura nordestina contemporânea não cabe em uma única chave temática. Ao...

PHOTO 2026 08 05 19 48 55 (1)
LançamentosLiteratura

Além com filas, terapia e agência de empregos para almas em “É Vida Que Segue!”

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, novo livro da...

IMG
LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Christian araujo autor
LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...