Diplomata que vive em Cabo Verde, Bert Jr lança no Brasil o livro de contos Do Incisivo ao Canino . Após eventos com sessão de autógrafos em Brasília e Porto Alegre (sua cidade natal), o autor apresenta a publicação em São Paulo neste sábado (2 de julho), às 19h, na livraria e bar Patuscada. Na segunda-feira (4 de julho), às 19h, na Bienal do Livro (estande da editora Loyola), ele autografa Eu canto o ípsilon E mais (Labrador, poesias, 2021).
A nova coletânea de contos ainda poderá ser adquirida online no site da editora e também na Amazon (https://amzn.to/3QRjoy3). A narrativa deste que já é seu terceiro lançamento vai do incisivo ao canino, nestes 13 contos em que o tema central é a alteridade.
O escritor utiliza diferentes dosagens de humor para abordar o complicado das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico.
Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica. Tintas de horror assinalam o conto A sombra. Já em Cães da praia, um policial aposentado converte-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Entre dentes e Autoral .
Em Programa alimentar e Ana Lógica, entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução; enquanto, em Parisiense, uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro de São Paulo, guiada por tênues reminiscências. Por fim, Perfil traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, um quadro inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.
No conto Perfil, o narrador-personagem é um amante da poesia e admirador de Mario Quintana, que arrisca escrever uns versos às vezes. Ele se apaixona por um perfil do Instagram, cuja dona aparece distante nas fotos sempre e responde as mensagens de forma poética, mas ambígua. Ela é também uma admiradora do poeta, e isso consolida a atração do narrador por ela.
“Nesse meu novo livro de contos, busco sacudir o leitor e cativá-lo com narrativas que provocam sensações marcadamente diversas. O estranhamento em relação ao outro, e também a si mesmo, é tema central, comum às estórias do livro”, comenta o autor gaúcho, sobre a segunda coletânea de textos curtos da carreira.
Sobre o autor:
Bert Jr. (nome de batismo: Colbert Soares Pinto Junior) é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Aos 18 anos, teve dois poemas premiados num concurso em que Mario Quintana e Lya Luft eram membros do júri. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Atualmente, reside em Praia, capital da República de Cabo Verde (arquipélago no Atlântico Norte, a meio caminho entre o Brasil e a Europa).
Publicou, em 2020, o livro Fict-Essays e contos mais leves. Também compõe músicas e letras. Em dezembro de 2021, lançou seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Em 2022, o autor retorna ao território do conto, com o livro Do Incisivo ao Canino.
DO INCISIVO AO CANINO, coletânea de contos de Bert Jr.
Editora: Versiprosa – 1ª edição (31 maio 2022)
Páginas: 120
Contos: 13
Preço de capa: R$ 40,00 no site da editora e R$ 20,00 e-book na Amazon
Comente!