LançamentosLiteratura

Denise Fleury lança “Benjamin”

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/09/IMG_8331-1600x1200.jpg" rel="nofollow"> &title=Denise%20Fleury%20lan%C3%A7a%20%E2%80%9CBenjamin%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=Denise%20Fleury%20lan%C3%A7a%20%E2%80%9CBenjamin%E2%80%9D" rel="nofollow">

A relação de afeto entre mãe e filho e a ansiedade causada pela separação são os temas centrais do novo livro infantil da escritora goianiense Denise Fleury, “Benjamin” (selo SemiBreve, 48 págs.). A obra, cujo título é um trocadilho com “beija a mim”, nasceu da escuta clínica e da experiência da autora como pedagoga, oferecendo uma ferramenta simbólica e linguageira para pais, mães e educadores trabalharem nesse momento delicado do desenvolvimento. A autora lança a obra em Goiânia (GO) no dia 4 de outubro, sábado, às 15h, na livraria Leitura, localizada no Goiânia Shopping (Av. T-10, 1300 – St. Bueno).

A inspiração para a história veio da observação de um desafio universal. “A separação entre mãe e bebê gera angústia em ambos”, reflete Denise. A metáfora escolhida foi a de dois elefantes, cujas trombas representam o cordão umbilical, “ou seja, o afeto se dando pelo entrelaçamento”. A autora, que também é mestra em educação, destaca a importância de abordar o tema de forma lúdica: “Este assunto pode ser tratado pela palavra e pelo simbólico, por meio da brincadeira como sons e onomatopeias que o livro proporciona”. O livro é ilustrado por Yasmin Hassegawa.

O processo criativo foi cuidadoso e demandou tempo de maturação. Foram quatro anos de escrita e reescrita até que a história alcançasse o formato ideal. “A principal mensagem do livro é mostrar à criança que o vínculo afetivo permanece e que a separação é temporária e necessária para o seu desenvolvimento social e afetivo”, explica. Durante a leitura, a criança se coloca no lugar do elefante e pode identificar e processar sentimentos complexos que ainda não consegue nomear.

Para Denise, “Benjamin” possui um significado profundamente pessoal, sendo uma espécie de extensão de sua própria experiência. “Coloco nele minha própria maternidade”, compartilha a autora. “É transformador poder olhar para a obra pronta e perceber-me no lugar da mãe que recebe, acolhe e guia os passos dos seus filhos”. A obra consolida seu estilo sintético e poético, influenciado por grandes nomes da literatura como Cecília Meireles, Manoel de Barros, Ruth Rocha e Bartolomeu Campos de Queirós.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

AgendaLiteratura

Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

“[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por...

LançamentosMúsica

Norton une pop, funk e MPB em “Tudo Cooperou”

Aposta da Onimusic na reta final de 2025, o cantor Norton apresenta...

LançamentosMúsica

Ana Nóbrega lança a canção “Oh, Vem Me Avivar” pela Onimusic

Um mês após lançar a canção “Não Há Outro Lugar”, a cantora...

Literatura

Entre sereias e tritões, escritor mineiro Davi Dallariva lança fantasia queer

Publicado pela Editora Fantástica, autor de “Nas Ondas Verdes do Mar” transforma...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

LançamentosMúsica

Luella compartilha “Como Se Eu Não Soubesse”

A cantora e compositora Luella apresenta a faixa “Como Se Eu Não...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...

LançamentosMúsica

Àiyé lança clipe “Cores de Oxum”

A cantora, baterista e produtora ÀIYÉ lança o videoclipe de “Cores de...

LançamentosMúsica

Gaby Cardozo apresenta a canção “Vitrine”

Dando sequência a sua série de lançamentos em 2025, a cantora Gaby...