AcervoAmbrosiaLiteratura

Dionisio Neto termina seu primeiro romance e prepara o próximo

Compartilhe
Compartilhe
O ator, diretor e dramaturgo Dionisio Neto que agora é romancista. Foto Raquel Pinheiro

Perla Stuart – a ex-mulher é o título do primeiro romance do ator, diretor, produtor e dramaturgo Dionisio Neto que acaba de ser escrito e inaugura a primeira trilogia das aventuras da personagem dionisíaca e libertária também composta por Perla Stuart – o ex-marido (sobre o vilão da história, Domênico) e Perla Stuart – os amantes.

“Eu estou amando o fato de ter terminado de escrever meu primeiro de muitos romances que pretendo lançar nos próximos anos. Eu comecei a escrever poemas na adolescência. Lancei junto com Xavier Torres Vouga um livro independente chamado Colodivus Veridis, que está inclusive na Biblioteca de José Mindlin na USP. Escrevi também o Colodivus Anacorectus mas ainda não publiquei. Faz tempo que não escrevo poemas. Desde 1995 eu escrevi dezoito peças de teatro – quinze delas foram publicadas nos livros Cinco Peças (Ed Giostri), Desembestai! – peças reunidas vol.1 e Opus profundum – peças reunidas vol. 2 (Ed. Benfazeja). Sou um homem de teatro, cinema e televisão e também da Literatura. Estudei Letras na USP, mas não concluí o curso devido ao teatro que sempre ocupou meu tempo. Eu sempre tentei escrever um romance mas não tinha disciplina para tanto. Depois que vi uma entrevista do Stephen King que disse que escreve seis páginas por dia todos os dias, um portal se abriu na minha vida e passei então a ter uma peridiocidade na minha escrita. Já estou escrevendo Perla Stuart – o ex-marido, sobre o vilão da história, o magnata falido Domênico. É incrível que o que sempre ouvi falar realmente acontece. Os personagens têm vida própria e existem através de mim. Ele falam comigo. Dia desses eu estava lavando louça e o narrador da história sussurrou no meu ouvido que era misterioso mesmo e que não queria que eu falasse muito da vida dele. É quase que como um transe. Um transe magnífico. Tenho idéias para vários romances. E diferente do teatro, cinema e tv, que envolvem muita gente, a literatura precisa basicamente de mim, o autor, o editor, o vendedor e o leitor. Neste sentido é bem mais tranquilo. Mas no fundo é tudo sobre a minha vontade de contar histórias e me comunicar com o público e emocioná-lo. Eu vim aqui na Terra para emocionar as pessoas. Essa é minha missão.”

Perla Stuart teve um pequeno trecho publicado no caderno Ilustríssima da Folha de S, Paulo. É sobre as aventuras de uma mulher livre e seus casos amorosos. Tenho certeza que todas as mulheres do mundo irão se identificar. Depois dessa primeira trilogia, eu já tenho ideias para uma sequência de romances com a personagem. A vida dela não cabe em apenas um ou dois livros.

Em breve também será lançado o livro Opus Profundum – peças reunidas vol 2. (Ed. Benfazeja) que está em pré-venda.

“Eu convidei alguns atores que admiro para lerem trechos de minhas peças e estou publicando no meu instagram @dionisionetoator. Fiquei emocionado com as interpretações de Giovanna Velasco, Fransérgio Araújo, Vera Mancini, Claudio Agullo, Genézio de Barros, Verônica Rocha, Dani Roland e Adriano Arbool. São novas maneiras de trabalhar a dramaturgia que estão surgindo.

Minhas peças são temas de teses em diversas universidades pelo mundo, o que me deixa muito feliz – Realität und Drama: Das Theater von Dionísio Neto . Recentemente saiu um importante estudo da minha obra dramatúrgica na Alemanha, o que me encheu de alegria, visto que os alemães são muito rigorosos e estabelecer uma comunicação verdadeira com eles é fato que muito me emociona. Amo a dramaturgia e o teatro alemão, sobretudo o de Thomas Ostermeier que conheci aqui no Brasil.”

Livro de peças teatrais de Dionisio Neto à venda pela Ed. Benfazeja

“Fico muito feliz com a repercussão internacional do meu trabalho, e muito feliz também em montar minhas peças aqui no Brasil. Atualmente estou produzindo um texto inédito meu – Nico & eu – sobre um encontro casual que tive com Lou Reed na esquina da Av. Paulista com a Rua Pamplona. Quando voltei da missa de sétimo dia do meu saudoso amigo Otávio Frias Filho, a missa mais emocionante que já fui na vida, escrevi a peça sobre a vida e obra de Christa Päffgen, a Nico do The Velvet Underground & Nico. É uma ópera protopunk. Sei apenas de uma peça sobre ela montada na europa nos anos 1980. Atualmente no mundo a minha é a única. Não vejo a hora de apresentá-la para emocionar todos vocês.”

Compartilhe

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasLiteratura

Resenha de “Noites cruas”, de Jean Soter

* Por Thaís Campolina Em “Noites cruas”, Jean Soter nos mostra que...

EntrevistasLiteratura

Rebecca Navarro Frassetto fala sobre escrever “Nosso Amigo Gaivota”

O primeiro romance da autora paulistana explora questões ambientais e emocionais através...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

Literatura

Ingrid Guerra Azevedo lança “O Caminho do Despertar”

Pesquisadora científica estreia na escrita literária com romance em que parte de...

LançamentosLiteratura

Alexandre Cavalo Dias lança “Cobaia 09”

Uma reflexão sobre desigualdade de gênero a partir da sensibilidade empática de...

LançamentosLiteratura

Em “A voz incauta das feras”, Bárbara Mançanares brinca com a linguagem e o mundo natural

Publicada pela Editora Patuá, o terceiro livro da autora convida os leitores...

AgendaLiteratura

Cacá Lopes lança livro Flores do Mandacaru – As Mulheres no Forró

O artista pernambucano, radicado em São Paulo, Cacá Lopes lança o livro...

InfantilLançamentosLiteratura

Pedro e seu amigo Hércules traz a Mitologia Grega para o universo infantil

No livro “Pedro e seu amigo Hércules”, de Maria D. Vilela George...