em

Em “Garota Exemplar” toda virada de página é uma surpresa

Existem certos livros que são difíceis de escrever sobre, pois qualquer palavra não calculada acaba sendo um spoiler enorme. Há aqueles que não se importem muito, mas no caso de “Garota Exemplar” seria estragar a leitura.

A autora, Gillian Flynn conduz o leitor com maestria durante uma narrativa nada linear, apresentando fatos para logo depois derrubá-los. Os personagens são extremamente manipuladores e a verdade fica em suspenso até as últimas páginas.

capa_garota-exemplarNick e Amy Dunne são o casal perfeito de Nova Iorque. Ambos são escritores, bem sucedidos, se amam e vivem num lindo apartamento. Mas tudo muda de figura quando Nick é demitido e seu humor muda drasticamente. Não demora muito, Amy também é demitida. Logo os dois se vêem numa situação financeira complicada, quando os pais de Amy aparecem para lhes pedir dinheiro emprestado. Como se tudo isso não fosse o suficiente, Margo, irmã gêmea de Nick liga avisando que a mãe deles está muito doente e que ele precisa voltar para casa e ajudá-la.
O voltar, significa sair de Nova Iorque, cidade onde Amy nasceu e ama de paixão e ir até Carthage, Missouri, uma cidadezinha as margens do rio Mississipi e esquecida por todos. Ela aceita ir junto com seu marido, mas o casamento deles já não é mais a mesma coisa. Nick se tornou uma pessoa distante e fria e Amy não sabe bem como lidar com tudo isso.

Até que na manhã do 5º aniversário de casamento,  Amy desaparece sem deixar rastros e tudo aponta Nick como o principal suspeito. Se enveredando numa teia de mentiras e comportamentos estranhos, Nick vai fazer de tudo para provar sua inocência perante a policia, a mídia e até os pais de Amy. Acontece que quanto mais a investigação caminha, mais e mais Nick começa a ficar enrascado. Seria Amy tão perfeita como todos pensam? E se Nick é inocente, o que aconteceu a ela?

Com uma premissa de “O casamento mata” esse thriller vai te prender até a última página. Usando de uma narrativa não linear, Flynn mistura pontos de vista de Nick no presente com pontos de vista de Amy no passado, com páginas de seu diário. Aos poucos passamos a saber mais da vida do casal e em como eles chegaram até aquele ponto antes de Amy desaparecer. O leitor é manipulado o tempo inteiro, e a cada virada de personagem não sabemos mais em quem acreditar. Passamos a ficar no meio de um fogo cruzado de informações, só tendo os personagens como base e é isso o mais interessante. Afinal, quem foi que disse que sempre precisa existir uma única verdade absoluta em tudo? Ambos não podem estar certos ou errados?

O livro já possui mais de 4 milhões de cópias vendidas no mundo todo e promete desbancar a trilogia dos Cinquenta Tons de Cinza. Esse é o terceiro livro da autora e já se tornou um dos melhores lançamentos do ano.

“Garota Exemplar” (lançamento da Editora Intrínseca) é um excelente thriller que vai intrigar a todos e nos deixar pensando se de fato conhecemos as pessoas com as quais nos relacionamos.

A atriz Reese Witherspoon e a 20th Century Fox adquiriram os direitos para transformar o livro em um filme. Gillian Flynn se comprometeu a fazer a adaptação do roteiro. Aparentemente Reese se interessou pela história e a forte personagem feminina. Ela somente irá produzir o filme e ainda não se sabe quem serão os escolhidos para integrar ao elenco.

[xrr rating = 4/5]

alguém opinou!

Deixe sua opinião!

Participe com sua opinião!