Irka Barrios credito Isidoro B. Guggiana 01 1

Irka Barrios lança ‘Júpiter Marte Saturno’ no dia 7 de maio

O lançamento do novo livro de Irka Barrios, Júpiter Marte Saturno (Uboro, 2022, 104 págs., R$ 35,00), ocorre no dia 7 de maio de 2022 (sábado), às 16h30min, na Livraria Taverna (Andradas, 736 – junto à Casa de Cultura Mario Quintana), em Porto Alegre. Na ocasião, haverá bate-papo da escritora com as colegas mariam pessah e Cacá Joanello. A obra também poderá ser adquirida via pedidos pelo Instagram da autora (@irkabarrios) ou em compra online pelo site bit.ly/jupitermartesaturno.

A publicação traz 14 contos da autora – alguns inéditos e vários deles já publicados em diferentes suportes. A obra abre com O coelho branco, que lhe rendeu o Prêmio Brasil em Prosa (Amazon), em 2015. O texto que fecha a coletânea é justamente Júpiter Marte Saturno, que empresta o título ao livro.

Coincidentemente, a epígrafe da obra é um trecho de Lygia Fagundes Telles, escritora recentemente falecida. Escolhida por Irka ainda na fase de concepção do livro, Lygia foi a escritora que lhe despertou o gosto pela leitura.

Sobre a produção de Júpiter Marte Saturno, a autora conta que a proposta da editora foi sedutora: “Daniel Mansur, editor, me chamou para um papo, apresentou a editora que buscava ficção estranha para seu catálogo. Eu não consigo imaginar classificação mais propícia. A identificação foi imediata.”

Irka sempre desejou ver O coelho branco numa publicação em papel, como parte de uma coletânea. Confessa que planejava há tempos, só não havia decidido sobre outros contos que conversassem com a temática. Com a ajuda da Baubo, encontrou uma linha interessante.

Além da editora, a escritora contou com a participação das colegas Cacá Joanello e Julia Dantas na preparação de texto, Adriane Garcia para assinar a orelha e Morgana Kretzmann e mariam pessah com textos para a quarta capa da publicação. “Foi um momento incrível, de muitas trocas. Todas as manas que tiveram acesso ao original sugeriram, criticaram, participaram ativamente. Como são contos que exploram o universo íntimo de personagens mulheres, fiz questão de chamar autoras para me ajudarem nos retoques finais.”

 

Sobre a autora:

Mestre (PUC-RS, 2019) e atualmente cursando doutorado em Escrita Criativa (UFRGS), Irka Barrios é autora de O coelho branco (Prêmio Brasil em Prosa – Amazon, 2015), Lauren (Caos & Letras, 2019 – Finalista Prêmio Jabuti, 2020 – categoria romance de entretenimento) e Júpiter Marte Saturno (Uboro Lopes, 2022). A escritora é colaboradora do blog Escuro Medo e da Revista Ventanas, professora de oficinas literárias na GOG Ideias, mediadora do Clube de Leitura Escuro Medo e atua na organização do coletivo Mulherio das Letras – RS.

“Irka Barrios trabalha com a literatura fantástica de maneira incomparável, revelando não só boas histórias, mas também as dramáticas e perturbadoras contradições das vidas de suas personagens. O oculto está mais do que palpável em seus contos.” (Morgana Kretzmann)

“Irka Barrios escreve na velocidade do tempo com o mistério da letra. Você encontrará bichos, moscas e sentirá patinhas caminhando nas suas costas.” (mariam pessah)

jupiter front verde2 1

Serviço:

JÚPITER MARTE SATURNO, coletânea de contos de Irka Barrios

Editora: Uboro Lopes (SP)

Páginas: 104

Preço de capa: R$ 35,00

Lançamento: 7 de maio de 2022 (sábado), às 16h30min

Local: Livraria Taverna (Andradas, 736 – junto à Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana)

Atração: a autora Irka Barrios conversa sobre a obra com as escritoras Cacá Joanello e mariam pessah

Entrada franca

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ant.
Brazilian iGaming Summit participou do maior evento mundial do setor de jogos
Brazilian iGaming Summit

Brazilian iGaming Summit participou do maior evento mundial do setor de jogos

O maior evento de apostas da América Latina, o Brazilian iGaming Summit (BiS),

Próxima
Fabio Presgrave e Max Uriarte no Festival Violoncelo em Foco
Sala Cecilia Meireles agenda cultural revista Ambrosia

Fabio Presgrave e Max Uriarte no Festival Violoncelo em Foco

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 29 de

Você pode gostar