Aqueles que se indignaram com o acordo ortográfico, que visa unificar a gramática nos países que falam português, vai adorar o lançamento da Não Editora. Desacordo Ortográfico, antologia organizada pelo gaúcho Reginaldo Pujol, reúne textos de autores portugueses, brasileiros e africanos. O objetivo? Ressaltar a diversidade da língua portuguesa e as particularidades de cada país com o melhor de sua literatura.
O livro possui textos originais de Luis Fernando Veríssimo, do angolano Pepetela, Altair Martins entre outros. Segundo Pujol, em matéria no jornal Zero Hora, se o leitor estranhar as palavras de cada autor o livro estará cumprindo seu objetivo. Ele afirma que o acordo não tem poder para unificar a língua portuguesa. “Angola vai continuar com suas influências, nós gaúchos com as nossas, e por aí vai”.
Desacordo Ortográfico será lançado em Porto Alegre na próxima sexta-feira. Até lá, vale a pena conferir o blog do livro. Ótima pedida para a “velha guarda” que já está sentindo saudade da trema.
Vou procurar este livro!
é bem cedo ainda, mas acredito que uma série desses livro vão aparecer, embora seja uma grante tentativa, a lingua tem andado por si