“O Fingidor”, de Samir Yazbek, ganha lançamento em São Paulo

Peça que consagrou o trabalho do dramaturgo será lançada na Livraria Martins Fontes
“O Fingidor”, de Samir Yazbek, ganha lançamento em São Paulo – Ambrosia

“O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor) será lançado no dia 20 de setembro, às 19h30, na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, 509, São Paulo (SP). O evento contará com a presença do autor para uma noite de autógrafos.

“O Fingidor” é o terceiro volume da “Coleção Dramaturgia – Samir Yazbek”, da É Realizações (SP). O livro conta com o texto da peça, além da fortuna crítica da montagem original, com trechos e comentários críticos publicados em São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal.

Inspirado na vida e obra do poeta português Fernando Pessoa, “O Fingidor” foi dirigido pela primeira vez pelo autor em 1999, e obteve excelente acolhida de crítica e de público, ficando em cartaz até 2013. 

Em 2002, a montagem representou o país no XXV FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), e no I Encontro Luso-brasileiro de Cultura, ambos em Portugal. Em 2005, foi considerada pela Revista Bravo! um marco do teatro nacional. 

Em 2004, o texto de “O Fingidor” foi distribuído para 475.000 alunos da rede pública de ensino, por meio do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca da Escola), do Ministério da Educação, e foi publicado, em 2006, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com outras duas peças do autor. 

Ao longo dos anos, “O Fingidor” recebeu algumas montagens pelo Brasil e foi traduzido para o espanhol (Cuba e México).  Em 2008, foi adaptado para a televisão, em parceria da TV Cultura com o SESC TV. 

A “Coleção Dramaturgia – Samir Yazbek”, da É Realizações (SP), já conta com a publicação de “O Eterno Retorno” (indicada ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria Dramaturgia, em 2018), e “Uma Família à Procura de um Ator” (texto que marcou a estreia profissional de Yazbek, em 1988). Ainda estão previstas a edição de outras nove peças do autor, entre elas “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e “O Ritual” (primeiro autor brasileiro a estrear uma peça no prestigiado National Theatre, de Londres), entre outras.

Samir Yazbek

Samir Yazbek é dramaturgo, professor e pesquisador teatral. Mestre em Letras pela USP, consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC (Serviço Social do Comércio). Escreveu “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), “O Eterno Retorno” (indicada ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria Dramaturgia, em 2018), “Tectônicas” (melhor dramaturgia pelo Prêmio Bibi Ferreira, em 2021, e destaque como melhor dramaturgia, em 2021, pelo Site Observatório do Teatro e pelo Blog e-Urbanidade), entre outras. Foi o primeiro autor brasileiro a estrear uma peça (“O Ritual”) no prestigiado National Theatre, de Londres. Já publicou (e/ou encenou) seus textos na Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Tem ministrado oficinas de dramaturgia no Brasil e no exterior. Realizou conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra), Minnesota (EUA) e Moscou (Rússia). Na TV Cultura, em parceria com a Rede Sesc TV, escreveu e dirigiu o teleteatro “Vestígios” e dirigiu uma adaptação de sua peça “O Fingidor”. É um dos coordenadores da Pós-graduação em Dramaturgia da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena) e um dos orientadores do Mestrado em Artes da Cena da mesma instituição.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Nicholas Abdo lança Degenerate
Nicholas Abdo lança Degenerate – Ambrosia

Nicholas Abdo lança Degenerate

O compositor paulistano Nicholas Abdo acaba de lançar nas plataformas digitais,

Prox
Aerosmith adia shows após Steven Tyler sofrer danos nas cordas vocais
Aerosmith adia shows após Steven Tyler sofrer danos nas cordas vocais – Ambrosia

Aerosmith adia shows após Steven Tyler sofrer danos nas cordas vocais

Uma triste notícia para os fãs lendária banda de rock Aerosmith, que pelo X

Sugestões para você: