Com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual, a roteirista e escritora Andrea Jundi faz sua estreia literária com “O menino e o livreiro” (Editora E-Galáxia, 252 págs), um romance que mergulha nos temas da rejeição, abandono e reconstrução a partir da história de Carlos, um menino de dez anos. O protagonista enfrenta a solidão e o desamparo, mas encontra refúgio e transformação ao se aproximar de Romeo, um velho livreiro, e seu assistente Pietro. A amizade entre eles, alimentada pela devoção aos livros, revela o poder transformador dos afetos e dá o tom esperançoso da obra.
Para a autora, “O menino e o livreiro” é uma história sobre os que partem, mas, especialmente, sobre os que escolhem ficar. A mensagem central do livro é que “sozinho ninguém consegue”. Em suas palavras, “me inspiro nas relações humanas e em como as pessoas precisam umas das outras”, além de ressaltar que a obra trata de “como cada um lida com as belezas e durezas da vida e ainda sobre como encontrar seu lugar no mundo”.
O romance alterna os capítulos entre a história de Carlos e os personagens que orbitam seu universo, como João, seu irmão mais velho, e Joana, sua amiga da escola, sendo a relação com o velho livreiro o eixo central da trama. À medida que a história se desenrola, Carlos enfrenta desafios emocionais, como morar em um lar temporário, e lida com o mistério do desaparecimento dos pais.
A obra não se esquiva da realidade, abordando as dificuldades da infância e da condição social do protagonista de forma sensível, porém, longe de uma visão ingênua. Para a autora, há espaço para uma abordagem mais esperançosa de temas delicados: “Existem várias formas de falar de temas dolorosos e todos são igualmente necessários”.
FICHA TÉCNICA
Autora: Andrea Jundi
Editora: E-Galáxia
Categoria: Romance
ISBN: ISBN-10 - 6500725654 e ISBN-13 – 978-6500725650
Formato:
Páginas: 252
Ano: 2023