O Último Olimpiano

12
3

E chega ao final a saga de Percy, Annabeth, Grover e os semideuses do Acampamento Meio-Sangue. Rick Riordan conduziu com maestria essa trama, nos ensinando sobre mitologia grega e explorando um universo novo na literatura atual.
Durante quatro livros conhecemos a história de Percy Jackson, um menino diferente. Aos 12 anos Percy descobre que na verdade é um semideus, e seu pai é ninguém menos que Poseidon, o Deus dos Mares. Por isso, ele é levado até o Acampamento Meio-Sangue, onde conhece outros campistas iguais a ele. Todos ali são filhos de Deuses que ele achou só existirem nos livros. Percy faz amizade com Grover, um jovem sátiro e Annabeth, filha de Atena. No acampamento ele descobre que  está sendo acusado de ter roubado o famoso raio de Zeus, assim dá-se início a aventura.
Inúmeros personagens nos são apresentados, assim como diferentes facetas dos Deuses, tornando-os um pouco mais humanos e reais. A trama é cheia de intrigas, mistérios, segredos, profecias e claro, muita aventura.

Em O Último Olimpiano é chegada a hora das grandes revelações e da terrível batalha contra Cronos, o senhor do tempo. Percy se vê sem esperança quando o plano de Beckendorf não dá certo. É quando Quirón decide lhe mostrar a profecia da qual eles tentaram esconder-lhe por 4 anos. Nela Percy descobre que depende dele a salvação do Olimpo e da cidade de Nova Iorque, mas não sabe como conseguirá lutar contra Cronos. Eis que surge Nico com sua proposta, a qual Percy tem evitado pensar desde que eles se encontraram no seu quarto, em seu último aniversário. Relutante ele aceita a oferta e viaja até o submundo com Nico e a Sra. O’Leary. Lá, eles não são tão bem recebidos por Hades, que aprisiona Percy, à espera de que o Olimpo realmente acabe por virar ruína. E então…

Bom, e então que o livro é sensacional. Ele explica todos os mistérios deixados no ar, como as histórias de Nico, Bianca e da múmia Oráculo do sotão. Sabemos mais do passado de Luke, Annabeth e Thalia. E descobrimos também o real destino de Rachel. Nada passa despercebido e todos os personagens ganham um desfecho decente, realmente merecido.
É muito difícil gostar totalmente do último livro de qualquer saga que você tenha acompanhado. Sempre vai achar que ficou faltando alguma coisa. Mas Riordan conseguiu colocar todos os pingos necessários e dá um final bem interessante a saga.

Percy Jackson e os Olimpianos se tornou um bestseller, com mais de 9 milhões de livros vendidos no mundo todo. Seu autor, Rick Riordan, já está preparando uma surpresa para os fãs da saga a ser anunciado oficialmente em outubro, talvez uma possível continuação da história com novos herois, mas é esperar para ver.

Não deixem de ler, é divertido, simples, instrutivo – pois ensina um pouco de mitologia grega àqueles que não sabem de nada – e possui uma narrativa prazerosa.

E aos fãs, a Editoria Intrínseca e os Fãs-Clubes da série estão fazendo várias festas de lançamento pelo país. Confira a programação abaixo e não deixe de participar!

Belém: Saraiva MegaStore – Boulevard Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Belo Horizonte: Livraria Leitura – BH Shopping, dia 21 de agosto, às 14h.
Brasília: Saraiva MegaStore – Shopping Pátio Brasil, dia 21 de agosto, às 16h.
Cuiabá: Livraria Janina – Shopping Pantanal, dia 21 de agosto, às 16h.
Curitiba: Saraiva MegaStore – Crystal Plaza Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Florianópolis: Saraiva MegaStore – Shopping Iguatemi, dia 21 de agosto, às 16h.
Fortaleza: Saraiva MegaStore – Shopping Iguatemi, dia 21 de agosto, às 16h.
Goiânia: Saraiva MegaStore – Flamboyant Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
João Pessoa: Saraiva MegaStore – Shopping Manaíra, dia 21 de agosto, às 16h.
Juiz de Fora: Saraiva MegaStore – Independência Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Manaus: Saraiva MegaStore – Manauara Shopping, dia 22 de agosto, às 16h.
Natal: Livraria Siciliano – Shopping Midway Mall, dia 21 de agosto, às 16h.
Teresina: Livraria Universitária – Shopping Riverside Walk, dia 21 de agosto, às 16h.
Porto Alegre: Saraiva MegaStore – Praia de Belas Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Recife: Saraiva MegaStore – Shopping Recife, dia 21 de agosto, às 16h.
Rio de Janeiro: Livraria da Travessa – BarraShopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Salvador: Saraiva MegaStore – Shopping Iguatemi, dia 21 de agosto, às 16h.
São Paulo: Estande da Editora Intrínseca – Bienal do Livro de São Paulo, dia 21 de agosto, às 15h.
Porto Nacional (TO): Livraria Porto Real – Porto Nacional, dia 22 de agosto, às 16h.
Uberlândia: Saraiva MegaStore – Center Shopping, dia 21 de agosto, às 16h.
Vitória: Saraiva MegaStore – Shopping Vitória, dia 21 de agosto, às 16h.

Como boa fã da série que sou, estarei conferindo a festa na Livraria da Travessa, aqui no Rio de Janeiro. Quem for comparecer nos vemos por lá. Não deixem de prestigiar o evento na sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 thoughts on “O Último Olimpiano

  1. Ele já soltou um capítulo da nova série na internet, e vai ser também no acampamento, mas os heróis protagonistas vão ser outros.

  2. Eu li os dois primeiros livros dessa serie e parei,não me empolgou nem um pouco.Veio na modinha Harry Potter e mais me pareceu que queria ser uma copia de uma coisa que ja não e uma maravilha.

  3. Muito legal os livros… terminei de ler O Utimo Olimpiano hoje… Muita emoção… uma série que vai deixar saudades… os capítulos finais ficaram tão perfeitos que vc fica com a sensaçao de felicidade quando acaba de ler, como se vc estivesse ali com todos os personagens, e sentisse todas as suas emoçoes…Fantastico. Não vejo hora de sair a continuaçao, tenho certeza que será tao boa quanto os outros livros do Percy. E para nosso amigo ai que criticou os livro, naum me importo o q vc diga, fale o que quiser, eu tenho todos os livros da serie e todos do Harry Potter tbm. E a acho que as duas historias sao incriveis, diga o que quiser, naum me interessa, se eu gosto de algo, naum ligo o que os outros pensam.. Que sempre haja no mundo escritores tao maravilhosos assim, muitas vivas para J.K.Rowlling, Tolkien, Lewis, Paolini, Riordan, Sheldon e J.L.Smith.