em

Programação de sábado da Fantasticon 2009

Neste final de semana, dias 25 e 26 de julho, será realizado o Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica. Organizado por Silvio Alexandre e realizado pela Biblioteca Viriato Corrêa, o evento conta com o apoio da Cálamo Editorial, do Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC), da Fly Cow Produções Culturais, do Grupo de Estudos de Literatura Fantástica (GELF), da Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica (OPELF) e da TV Cronópios.

Ao contrário das edições anteriores, integradas ao Encontro Internacional de RPG, o evento deste ano acontecerá na própria Biblioteca Viriato Corrêa, que desde 29 de novembro de 2008 conta com um acervo temático dedicado à Literatura Fantástica.

A entrada é gratuita, sendo as senhas para todas as atividades distribuídas com uma hora de antecedência, respeitando à capacidade de lotação das salas (101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e 40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica). A TV Cronópios transmitirá ao vivo a cobertura jornalística do evento.

Para facilitar a consulta, dividimos a programação em duas partes:  uma para o sábado e outra para o domingo.

Fantasticon 2009

Programação de 25 de julho

11h às 19h – Andar Térreo
Exposição de esculturas: “Visões Secretas”
Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos.

O mundo de onde Cavani Rosas extrai seus personagens é um mundo fantasmagórico cujas leis parecem definidas em parte por essas escolas esotéricas, e em parte pela Física Quântica. São criaturas que parecem personagens de William Blake invadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post.

O desenhista e escultor pernambucano sempre deu uma duplicidade perturbadora aos seres que engendra: o mágico ao lado do científico, o vislumbre onírico trazido à tona da mente com o rigor anatômico de quem já dissecou cadáveres por mero hobby. As criaturas podem ser inverossímeis, mas sua concretude física desafiaria as objeções de uma banca examinadora. O elemento fantástico emerge com todo vigor nas esculturas a que Cavani vem se dedicando nestes últimos anos.

11h às 19h – Andar Térreo
Painel comemorativo: “40 Anos do Symposium de Ficção Científica”
Evento integrante do II Festival Internacional do Filme, o Symposium de Ficção Científica foi o primeiro international meeting (encontros internacionais de escritores profissionais) da história do gênero, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 30 de março de 1969.

Dos Estados Unidos, vieram Alfred Bester, A. E. van Vogt, Carol e Ed Emshwiller, Damon Knight e Kate Wilhelm, Forrest J. Ackerman, Frederik Pohl, George Pal, Harlan Ellison, Harry Harrison, Karen e Poul Anderson, Leigh Chapman, Philip José Farmer, Robert A. Heinlein, Robert Bloch, Robert Sheckley e Roger Corman.

Da Espanha veio Luis Gasga e da França vieram Jacques Baratier, Jacques Sadoul, Michel Cae e Robert Benayoun. Da Inglaterra, Brian W. Aldiss, J. G. Ballard, John Brunner, Rolf Rilla e Val Gueste. Do Uruguai veio Marcial Souto e do Brasil estiveram presentes Álvaro Malheiros, André Carneiro, Clóvis Garcia, Jerônymo Monteiro, Ruy Jungman e Walter Martins.

Um outro inglês, Arthur C. Clarke também esteve presente para ser homenageado com o troféu Monólito Negro. No ano anterior, 2001: Uma Odisséia no Espaço, desenvolvido por ele em parceria com o cineasta Stanley Kubrick, foi lançado e alcançou reconhecimento estrondoso.

11h às 13h – Sala Luiz Sérgio Person
Palestra: “Personagens de Fantasia: Arquétipos, Heróis e Anti-heróis”
Encontro do Grupo de Estudos de Literatura Fantástica, coordenado pela escritora Rosana Rios, dedicado à discução, apreciação e divulgação de obras de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror), suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.

11h às 13h – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Oficina: “Entrando no mercado editorial – O que fazer para publicar seu livro”
Para quem tem um projeto literário pronto e está buscando entrar no mercado, para quem está colocando seu projeto no papel ou ainda para quem está com uma boa idéia e quer iniciar sua obra. O objetivo desta oficina é, através das experiências do editor e escritor Gianpaolo Celli e da autora Cristina Lasaitis, não só mostrar um pouco do mercado mas também dar dicas de como fazer para entrar nele, passando por aspectos que abrangem desde a criação da ideia, personagens, trama, até como apresentar o projeto terminado para editora e o que fazer após a publicação, quando o livro já estiver nas prateleiras.

Cristina Lasaitis é escritora e biomédica pela UNIFESP, onde atua como pesquisadora na área de Neurociências. É co-autora das coletâneas Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (Tarja Editorial, 2006), revista Scarium Megazine, FC do B (Editora Corifeu, 2008), Paradigmas – Volume 1 (Tarja Editorial, 2009) e Todas as Guerras – Volume 1 – Tempos Modernos (Bertrand Brasil, 2009) e autora do livro Fábulas do Tempo e da Eternidade (Tarja Editorial, 2008).

Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia, teve matérias e aventuras-solo de fantasia publicadas na revista Dragão Brasil. É colunista do site de neopaganismo Tribos de Gaia; co-autor da coleção NecrópoleHistórias de Vampiros (Editora Alaúde, 2005), Histórias de Fantasmas (Editora Alaúde, 2007) e Histórias de Bruxaria (Editora Alaúde, 2008) – e das coletâneas Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (Tarja Editorial, 2006) e Paradigmas – Volume 3 (Tarja Editorial, 2009), co-editor e co-autor dos livros Histórias do Tarô (Giz Editorial, 2008) e Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário (Tarja Editorial, 2009).

13h – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Encontro com os autores: Autógrafos com Cristina Lasaitis, Gianpaolo Celli e Helena Gomes

13h às 13h30 – Sala Luiz Sérgio Person
Mostra de filmes: “Os premiados do Festival Curta Fantástico”
O Festival Curta Fantástico é um evento que, desde 2006, exibe curtas-metragens nacionais com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia. A Fly Cow Produções Culturais, realizadora do festival, fez uma seleção com os melhores curtas fantásticos nacionais que foram apresentados na última edição, no ano passado em São Paulo. Os filmes serão exibidos em seqüência.

Bicho (Melhor Filme de Fantasia)
Diretor: Vitor Brandt
(13 min, Fantasia)
Garoto de 9 anos, tímido e solitário, tem fascinação por animais. Sua mãe odeia bichos e sempre se livra deles. Ao encontrar um animal diferente, a história do menino toma novo rumo.

O Andar Superior (Menção Honrosa)
Diretor: Leo Ribeiro
(6 min, Fantasia)
Teotônio Flanela, um simples contador, passa por situações inusitadas para conseguir embarcar no descanso eterno.

O Povo Atrás do Muro (Menção Honrosa)
Diretor: Marconi Loures
(8 min, Fantasia)
Um povo descobre não ser o único a habitar um pequeno planeta.

O Gritador (Prêmio Estímulo)
Diretores: Ulisses Costa e Carlos Porto
(15 min, Horror)
Três rapazes da cidade grande acampam nos cânions dos Campos de Cima da Serra (RS). Encontram dois misteriosos guias e conhecem a lenda de um homem cruel, que foi condenado a vagar pelo mundo como alma penada.

O Diabo de Guarita (Menção Honrosa)
Diretor: João Tenório
(18 min, Horror)
Homem é assombrado dentro de uma guarita. Baseado em fatos reais.

13h30 às 14h – Sala Luiz Sérgio Person
Mostra de vídeos: “Mostra de Book Trailers”
Exibição de vídeos produzidos por escritores de literatura fantástica brasileira para divulgar suas obras, selecionados pelo Clube de Leitores de Ficção Científica e pela Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica.

14h – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Encontro com os autores: Autógrafos com César Silva e Marcello Simão Branco

14h às 15h – Sala Luiz Sérgio Person
Mesa-redonda: “Mitos e dramas do vampiro contemporâneo”
Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. Desde sua origem, a figura do vampiro passou por uma transformação completa e complexa. Vamos discutir como, no dias de hoje, este morto-vivo tomador de sangue é visto no seio da nossa atual cultura globalizada?

Elídia “Lica” Zotelli é membro fundadora e líder do fã clube Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga Crepúsculo). Uma zootécnica que tem se dedicado ativamente ao estudo, pesquisa e divulgação da literatura de vampiros.

Giulia Moon é escritora e publicitária. Publicou três coletâneas de contos: Luar de Vampiros (Scortecci Editora, 2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy Editora, 2005) e A Dama-Morcega – Narrativas de Terror Fantástico (Landy Editora, 2006). Participou da coletânea Amor Vampiro (Giz Editorial, 2008). Edita o fanzine FicZine e é co-editora da revista Scarium Megazine. Está lançando o romance Kaori – Perfume de Vampira (Giz Editorial, 2009).

Judith Tonioli Arantes é tradutora e professora. Faz mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve sua dissertação pesquisando sobre o mito do vampiro contemporâneo, principalmente os personagens dos livros de Anne Rice e Stephenie Meyer. Foi uma das autoras do livro Senhora dos Anéis – Mulheres na Obra de J.R.R. Tolkien (Devir, 2005).

Natasha dos Reis é fundadora e organizadora dos fãs clubes Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga Crepúsculo) e Slyfriends (fã clube brasileiro da saga Harry Potter). Produtora de eventos e pesquisadora de literatura fantástica, principalmente quando vampiros são o tema principal.

15h – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Encontro com os autores: Autógrafos com Giulia Moon

15h às 16h30 – Sala Luiz Sérgio Person
Bate-papo: “O mercado editorial de Literatura Fantástica no Brasil”
Com Adriano Fromer Piazzi, Douglas Quinta Reis, Ednei Procópio, Richard Diegues e Rodrigo Coube.
Saiba tudo por quem decide. Importante participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial de hoje.

16h30 – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Encontro com os autores: Autógrafos com Camila Fernandes, Hugo Vera, Ludimila Hashimoto, Nelson Magrini e Richard Diegues

17h às 18h30 – Sala Luiz Sérgio Person
Bate-papo: “Prática de escrita de Literatura Fantástica”
Autores veteranos da nova geração se encontram para a troca de experiências e conhecimentos sobre o mercado editorial e a prática da criação literária. Internet, cinema, teatro, poesia, conto, crônica e outros gêneros textuais, eles discutem Literatura Fantástica, num bate-papo cheio de idéias e dúvidas, começos e fins.

Kizzy Ysatis é escritor, tendo cursado Produção Editorial até o penúltimo ano. Estudioso da vida gótica e da cultura underground, é grande amante e conhecedor dos mitos de vampiro. Publicou o romance Clube dos Imortais: A Nova Quimera dos Vampiros (Novo Século, 2006), além de vários contos.

Nelson de Oliveira é escritor. Doutor em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros, entre eles os romances Subsolo Infinito (Companhia das Letras, 2000) e A Maldição do Macho (Record, 2002), a coletânea de contos O Filho do Crucificado (Ateliê Editorial, 2001) e de ensaios A Oficina do Escritor: Sobre ler, escrever e publicar (Ateliê Editorial, 2008). Organizou as antologias Geração 90: Manuscritos de Computador (Boitempo Editorial, 2001) e Geração 90: Os Transgressores (Boitempo Editorial, 2003), com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século 20. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), duas vezes o da APCA (2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Atualmente coordena, em várias instituições, oficinas de criação literária para escritores com obra ainda em formação.

Ronaldo Bressane é escritor, jornalista e editor. Publicou a trilogia de contos A Outra Comédia, formada por Os Infernos Possíveis (Com-Arte/USP, 1999), 10 Presídios de Bolso (Editora Altana, 2001) e “Céu de Lúcifer” (Azougue Editorial, 2003); e o volume de poemas O Impostor (Ciência do Acidente, 2002). Ao lado de Joca Reiners Terron, Marcelino Freire e Nelson de Oliveira, co-editou a coleção Risco: Ruído (DBA, 2005). Além de colaborações em sites, revistas e suplementos literários, participou da revista PS: SP (Ateliê Editorial, 2003) e das antologias Geração 90: Os Transgressores (Boitempo Editorial, 2003), Paixão por São Paulo (Terceiro Nome, 2004), Fábulas da Mercearia – Uma Antologia Bêbada (Ciência do Acidente, 2004), Sex’n’Bossa (Mondadori, 2005) e Lusofonia (Nuova Frontiera, 2006).

Santiago Nazarian é escritor, tradutor e roteirista. Autor de cinco romances, entre eles Feriado de Mim Mesmo (Planeta Brasil, 2005), Mastigando Humanos (Nova Fronteira, 2006) e O Prédio, o Tédio e o Menino Cego (Record, 2009). Em 2003, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel de literatura por seu romance de estréia, Olívio (Talento, 2003). Em 2007, foi um dos autores convidados para as comemorações do Hai Festival em Bogotá, capital mundial do Livro. Suas obras foram traduzidas para o espanhol e o italiano, em diversos países da Europa e da América Latina.

18h30 – Espaço Temático de Literatura Fantástica
Encontro com os autores: Autógrafos com Kizzy Ysatis, Martha Argel, Nelson de Oliveira, Ronaldo Bressane e Santiago Nazarian

Lançamentos

Devir
O Livro Vermelho dos Vampiros, organizado por Luiz Roberto Guedes

Edições GRD
O Povo da Névoa, de H. R. Haggard

Editora Aleph
Ubik, de Philip K. Dick

Giz Editorial
Os Guardiões do Tempo, de Nelson Magrini

Idea Editora
O Arqueiro e a Feiticeira, de Helena Gomes
O Vampiro da Mata Atlântica, de Martha Argel

Record
O Prédio, o Tédio e o Menino Cego, de Santiago Nazarian

Tarja Editorial
Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2008, de César Silva e Marcello Simão Branco
Paradigmas – Volume 3, organizado por Richard Diegues
Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário, de Gianpaolo Celli

Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica

Data
25 e 26 de julho de 2009, das 11h às 19h

Entrada Gratuita

Local
Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana – CEP 04021-050
São Paulo, SP
Telefones: 11 5573-4017 e 11 5574-0389

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegante

Publicado por Leandro R. Fernandes

SDCC: Novidades da Mattel com enxurrada de lançamentos!

Programação de domingo da Fantasticon 2009