Cansado de assistir a filmes de suspenses que não traziam qualquer frio na barriga, em 2015 Leonardo F. M. Couto decidiu colocar no papel uma história cercada de mistérios que pudesse instigar verdadeiramente os leitores. O manuscrito ficou engavetado por quatro anos, até que, em 2019, o autor decidiu participar do concurso literário da União Brasileira de Escritores (UBE).
O sonho tornou-se realidade e ‘ZEO: Os Anjos, o Fogo e os Imperfeitos’ foi agraciado pela UBE com menção honrosa, no Concurso Internacional de Literatura da instituição. O romance tem como pano de fundo a morte misteriosa de um jovem universitário, um crime que envolve amor e espiritualidade. A luta entre o bem e o mal é travada a cada página e a Bíblia é a chave de tudo.
“Há mistérios entre o céu e a terra que parecem nunca ser desvendados, mas podemos procurar entendê-los através de estudos bíblicos, da psicanálise ou de nossas vivências pelo mundo. Em ZEO, optei por explorar trechos da Bíblia e de experiências pessoais”, revela Leonardo Couto.
O enredo
A morte de um estudante na piscina de uma universidade no interior do Rio de Janeiro dá início ao mistério. Gabriel, o protagonista, mergulha no desconhecido e as circunstâncias vão revelando as faces do mal e do medo. Pessoas são mortas em nome da perfeição e do poder. Vítimas escolhidas a dedo, sugadas até a última gota de sangue.
O encontro com Cléo – uma linda mulher, ex-colega de turma, e agora atendente na biblioteca da universidade onde tudo aconteceu – ajuda Gabriel a avançar nas investigações sobre o crime e também nos caminhos do coração do jovem, que mais tarde descobre que amar significa perdoar, mesmo que isto possa lhe custar a vida.
Trechos do livro
“Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão”.
“Levantei no meio da noite, minhas mãos tremiam e meu coração clamava para pular do peito. Caminhei devagar até a porta da frente abrir e já estava no quintal. Para piorar, o cachorro do vizinho começou a uivar e um pavor imenso inundou meu corpo. Só pensava em voltar correndo e ficar escondido embaixo das cobertas”.
“O jovem refletiu por mais alguns minutos enquanto caminhava e prosseguiu: Mestre, entendo que o mal para nos atingir pode se apresentar de muitas formas, mas devo temê-lo por isto?”.
“Grave no seu coração as palavras que vou dizer: Nunca, de forma alguma deve temê-lo. O tamanho do seu medo definirá o tamanho da sua vulnerabilidade. Independente de como ele se apresente, ele continuará sendo apenas o mal”.
ZEO. Os Anjos, o Fogo e os Imperfeitos
Autor: Leonardo F. M. Couto
Editora: Autografia
Preço: R$ 60,90
E-book:
Preço: R$ 39,90
Formato: 14 x 21
Páginas: 258 páginas
Sobre o autor
Leonardo F. M. Couto é servidor público federal e pastor, formado em administração e com mestrado em Qualidade e Inovação pelo Inmetro. Nascido no Recreio, no Rio de Janeiro, foi camelô e agente penitenciário para custear seus estudos. Após a universidade ingressou na vida corporativa, sendo executivo de grandes multinacionais e presidente de organização não governamental. Aos 40 anos e após o nascimento de sua filha, retornou à vida pública, sendo primeiro colocado em concurso nacional para o Inmetro.
Comente!