Ambrosia Lançamentos Sabrina Fernandes lança livro sobre a fragmentação da esquerda

Sabrina Fernandes lança livro sobre a fragmentação da esquerda

A editora Autonomia Literária publicou recentemente Sintomas Mórbidos – a encruzilhada da esquerda brasileira, escrita pela socióloga e uma das youtubers mais radicais à esquerda nas redes, Sabrina Fernandes.

O título do livro remete ao interregno pensado pelo revolucionário italiano Antonio Gramsci na famosa paisagem de seu Caderno do Cárcere: ” o velho está morrendo e o novo não pode nascer, neste interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece”. Isso se encaixa como uma luva do Brasil contemporâneo depois do verdadeiro terremoto político causado pelas manifestações de junho de 2013 e seus ecos.

Fruto de sua tese de doutorado, mas já atualizada, o livro aborda o momento brasileiro vivido pelas esquerdas brasileiras contemporâneas, algo que a  autora considera como uma “crise de práxis”. Um olhar crítico e interessante para, como ela mesmo denomina, como o sectarismo da esquerda e as tentativas de replicar táticas revolucionárias do passado. Após as manifestações de 2013, o equilíbrio desequilibrado que sustentava a frágil democracia liberal brasileira, aparentemente, se desfez.

Como consequência, temos um perturbador entretempo: de fragmentação das esquerdas e ascensão da extrema-direita — sobre o qual Sabrina Fernandes disserta, por uma perspectiva marxista, apresentando um entendimento do que se passa, ao passo que possibilita (e alveja) a superação da pós-política e da ultra política e na construção de uma utopia concreta e realizável, fator crucial na revolução necessária do nosso porvir.

Participe com sua opinião

Por favor preencha o comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação