em

Steampunk pelas mãos da Tarja Editorial

steampunk_capa_frenteEm um período de crescimento no campo da literatura nacional, onde diversos autores iniciantes têm sido publicados, possuindo público-alvo e criando espaço para que outros escritores possam ter a mesma chance, muitas novidades têm aparecido. Tudo bem que essas “novidades” já não são tão novas assim, tendo como referência o mercado editorial estrangeiro, porém são essenciais para mostrar o poder da criatividade do brasileiro, expandir o campo da literatura, difundir novas idéias e conquistar muitos leitores. A Tarja Editorial surgiu há pouco tempo, mas já tem demonstrado seu diferencial ao publicar literatura de gênero, algo que tem sido fundamental para novos escritores e apreciadores vorazes como eu.

O lançamento dessa vez será do livro Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário, uma coletânea de histórias dentro desse subgênero com a participação de nove autores de peso, são eles: Alexander Lacaster, Antonio Luiz M. C.  Costa, Claudio Villa, Flávio Medeiros, Fábio Fernandes, Gianpaolo Celli, Jacques Barcia, Roberto de Sousa Causo e Romeu Martins. É interessante ressaltar que essa é a primeira obra com conteúdo nacional do gênero a ser lançada no Brasil, prato cheio tanto para os novos leitores, quanto para os apreciadores que querem ver no que vai dar esse tempero tupiniquim.

Steampunk é um subgênero da ficção científica, mais precisamente do cyberpunk, que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90 nos Estados Unidos. Sua idéia é ambientar histórias cuja tecnologia foi alcançada mais cedo, porém sendo aplicada com os recursos da época, no caso teríamos aviões e robôs a vapor, computadores de madeira e muitas outras engenhocas que se apropriam desse fundamento. Normalmente é ambientada em um cenário vitoriano e consequentemente possuindo um plano histórico modificado. O gênero Steampunk é um terreno fértil e pouco explorado por diversos escritores, acredito que o livro dará a muitos uma oportunidade de expandir a criatividade e fugir do lugar-comum que se tornou escrever sobre fantasia medieval.

O lançamento será realizado no dia 26 de Julho, às 11:00, na Fantasticon 2009, organizada na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, Rua Sena Madureira , n° 298, bairro Vila Mariana, São Paulo.

4 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Legal ver que o Steampunk está ganhando espaço aqui no Brasil, pois é um gênero muito interessante com vários aspectos a serem explorados (além do fato que eu particularmente adoro pulp)

    Pena que a Fantasticon não se programou para acontecer na RPGCon, porque eu poderia ter participado do lançamento (e um monte de outras pessoas do Rio que aparentemente foi em peso)

  2. Homessa, Marie! Tenho que pôr mais lenha na caldeira de meu cérebro computacional valvulado de Babbage e Turin, para obter mais informações sobre estes escritos expetaculares!

Deixe sua opinião

Novo projeto de Bill Willingham e Marc Andreyko

Warner ganha ação contra herdeiros de Seigel