AgendaMúsica

4º Rio de Violas acontece presencialmente

Compartilhe
Compartilhe

O 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro já ganha tradição no calendário musical do estado. A edição deste ano acontece de 16 a 22 de maio, em uma verdadeira celebração da viola, instrumento brasileiríssimo por excelência. Com uma programação de shows, palco aberto, feira de “quitutes e belezuras”, roda de viola e oficina voltada para o instrumento, o festival será realizado no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. O projeto foi contemplado no edital FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Embora seja sinônimo da música caipira para muitos, a viola – sendo a de 10 cordas sua variante mais conhecida – há alguns anos já dialoga com a música popular urbana, passando pelo repente, forró, instrumental, samba, choro e música de concerto. Pensando nessa diversidade cultural das violas brasileiras, o 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro abarca em sua programação uma variedade de estilos e linguagens.

“Vínhamos conversando há algum tempo, eu e alguns amigos violeiros, sobre ações que pudessem promover a cena da viola aqui no Rio. Começamos a reunir artistas que abraçaram a causa, e assim criamos o movimento Rio de Violas, e o encontro de violeiros da cidade. Perceber que esse movimento está crescendo e fazer parte dele me deixa muito feliz”, celebra a produtora cultural Gabriela Góes, coordenadora do evento.

Como nos demais anos, o encontro conta com grande presença de violeiros cariocas e fluminenses, mas recebe a participação de instrumentistas de outros estados. A primeira edição, em 2018, teve Chico Lobo (MG) como convidado especial e, em 2019, foi a vez de outros dois expoentes da viola: Paulo Freire (SP) e Ivan Vilela (MG). No formato online, realizado em 2021, o projeto contou com o violeiro Yassir Chediak como apresentador, e Levi Ramiro, de São Paulo.

O 4° Encontro de Violeiros do RJ começa com uma oficina de prática de conjunto (viola e canto) gratuita ministrada por Henrique Bonna, referência do instrumento, regente da Orquestra de Violas Caipirando.  Será realizada das 19h às 21h na UniRio – Instituto Villa Lobos. As vagas são limitadas e a inscrição é feita no link: https://docs.google.com/document/d/1tfREQixX41oda0AEXFTRYN_RSAnj1NttDcL9179JIZ8/edit

Na sexta, às 19h, o evento estreia com o show Rio de Violas, reunindo dez violeiros: Abel Luiz, Andréa Carneiro, Bethi Albano, Daniel Fernandes, Daniel Ganc, Du Machado, Erico Lisboa, Josefa Bonna, Olívio Bonna e Marcus Ferrer.

No dia seguinte, sábado, a programação começa às 14h com a Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira. Na sequência, Almir Côrtes e André Grabois, Ednaldo Santos e Miguel Bezerra, Laís de Assis, Os Caiçaras e encerrando o dia, Pereira da Viola, grande referência da cena violeira no Brasil.

No domingo, último dia de festival, o evento começa às 11h e conta com Bruno Reis e Ivana Reis no show “No Tom da Viola”. Em seguida, uma roda será realizada nos jardins do Centro da Música Carioca. Na sequência, o show infantil Quintal Mágico e o palco aberto. Para fechar mais uma edição do Encontro de Violeiros do RJ, um show nos jardins do Centro da Música Carioca Artur da Távola com a Orquestra de Violas Caipirando, às 18h30.

Todas as atrações são gratuitas e têm classificação livre. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca, Rio de Janeiro.

 

Serviço

Rio de Violas: 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro

 

OFICINA

Oficina de prática de conjunto  – Viola e Canto

Datas: 16 a 19/05 – segunda a quinta, das 19h às 21h

UNIRIO – Instituto Villa Lobos

Av. Pasteur, 436 – Urca, Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas no link: https://docs.google.com/document/d/1tfREQixX41oda0AEXFTRYN_RSAnj1NttDcL9179JIZ8/edit

 

SHOWS  

Datas: 20, 21 e 22 de maio (sexta a domingo)

Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro

Classificação Livre

Ingressos: Grátis

 

PROGRAMAÇÃO:

20/05 – Sexta

19h Teatro – Show Rio de Violas – com Abel Luiz, Andrea Carneiro, Bethi Albano, Daniel Fernandes, Daniel Ganc, Du Machado, Erico Lisboa, Marcus Ferrer, Josecy Bonna e Olívio Bonna

 

21/05 – Sábado

14h Jardim – Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira

15h Casarão – Almir Côrtes e André Grabois

16h Jardim – Ednaldo Santos e Miguel Bezerra

17h Teatro – Laís de Assis

18h30 Jardim – Os Caiçaras

20h Teatro – Pereira da Viola

 

22/05 – Domingo

11h Teatro – Bruno Reis e Ivana Reis no show “No Tom da Viola”

13h30 Jardim – Roda de Viola

15h Casarão – Quintal Mágico

16h Teatro – Palco Aberto (para participar, os violeiros devem mandar um email para riodeviolasrj@gmail.com até o dia 18 de maio)

18h30 Jardim – Orquestra de Violas Caipirando

 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Gilberto Gil leva sua turnê Tempo Rei à Marina da Glória, no Rio de Janeiro

Gilberto Gil está se despedindo das grandes excursões, com shows lotados pelo Brasil,...

AgendaArtes Visuais

Movimentos Miméticos no CCBB SP

De 26 de abril a 22 de junho de 2025, o Centro...

AgendaDança

“Vocabulário Flamenco” terá estreia com entrada franca em Porto Alegre

Ver Con Tus Oídos: Vocabulário Flamenco é uma performance que combina, ao mesmo...

AgendaFilmes

“O Sonho de Clarice” será exibido com ingressos populares em Porto Alegre

Para comemorar o aniversário de 17 anos do Programa de Alfabetização Audiovisual,...

AgendaInfantilTeatro

Infantil ‘Da Janela’ coloca o debate sobre acessibilidade no centro da cena

Malu, Nina e Cadu são três crianças vizinhas que se conhecem pelas...

AgendaTeatro

O Céu da Língua, com Gregorio Duvivier, estreia em São Paulo

Dirigido por Luciana Paes, espetáculo é uma comédia sobre a presença quase...

AgendaLiteratura

Festa Internacional da Palavra em Itaúnas

A segunda edição da Festa Internacional da Palavra promete transformar Itaúnas, no...