Arte em Laranjeiras e Cosme Velho – O Evento

Texto de Divulgação:

Arte em Laranjeiras e Cosme Velho - O Evento – AmbrosiaReduto charmoso de artistas e intelectuais brasileiros, o bucólico Vale do Carioca celebra, nos dias 18 e 19 de outubro, a terceira edição do projeto “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho”. A Integração e a divulgação das iniciativas artísticas, culturais e sociais existentes nos dois bairros é tida pelas realizadoras, Isabel Vidal, do site Bairro das Laranjeiras, e Leila Victor, da ONG ATOAR, como principal objetivo do evento, que além de movimentar sete espaços públicos da região – Largo do Machado, Praça São Salvador, Praça Ben Gurion, Rua General Glicério, Praça São Judas Tadeu, Rua Pires de Almeida e Largo do Boticário -, com feiras de artesanato, música, teatro de rua, dança, exposições de fotografia, palestras e atividades infantis, contará com 22 artistas plásticos em exposições coletivas, sete exposições independentes, 19 espaços de arte e cultura com programações especiais, oito restaurantes e ainda dois eventos paralelos: passeios turísticos a pé pelos bairros e uma atividade de desafio fotográfico.

Diferentemente do ano passado, este ano, os artistas plásticos vão expor em duas grandes coletivas, sediadas na bela e histórica Casa dos Abacaxis, no Cosme Velho, e no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no Flamengo.

Os artistas que participam das coletivas são Anita Soares, Annie Luporini, Augusto Oiticica, Beto Felício, Cecilia Ottoni, Cocco Barçante, Constança Assunção, Dudufarias, Dulce Marine, Eliane Soares, Jaqueline de Barros, Kelly Alencar, Magdalena Murtinho, Patrícia Hubbard, Sandra Signoretti, Silvia Levy, Solange Fonseca e Lena Fonseca, Thelma Innecco, Tiza Vidal, Teresa Vilela e Zeca Guimarães.

O evento registra o lançamento do Centro Cultural Austregésilo de Athayde, que acaba de receber alvará para funcionar com atividades culturais abertas ao público. Dirigido por Clara Sandroni, neta de Austregésilo, o casarão onde viveu a família do professor, jornalista, cronista e presidente da Academia Brasileira de Letras por 35 anos consecutivos tem como objetivo se firmar como importante pólo de cultura e conhecimento do Rio de Janeiro.

No dia 18, o Centro Cultural participará do evento com a mostra Alternativa Cultural, realizada pelos alunos das oficinas de empreendedorismo cultural da Alternativa Produções. O evento inclui as exposições “Acervo Austregésilo de Athayde”, com fotos, quadros, medalhas, diplomas, móveis e objetos pessoais, sob a curadoria de Eduardo Torres; a exposição “Hora do Brasil”, dos artistas Lena Amorim, Luiz Sombra e Yoav Passy; “Certidão”, estudos do CD “Certidão” do Casuarina, feita pelo artista Diogo Montes, com produção de Paula Abreu; gravuras dos artistas Alexandra Morizot, Anna Carolina, Armando Barbosa, Bia Sasso, Isa Aderne, Rizza Conde, Roberto Tavares e Thereza Miranda, do Atelier Villa Venturoza; e ainda “Páginas – Casarão”, intervenção de poemas de Paula Abreu.

Para a programação Completa acessar o site do evento.

Arte em Laranjeiras e Cosme Velho - O Evento – Ambrosia

Total
0
Links
Comentários 1
  1. Querida Leila
    Vim ver o que voce anda fazendo e descubro que esta mesmo (como sempre) muito ocupada. Parabens por sua iniciativa e dedicacao. Vi que a Patricia Hubbard tbem esta expondo. Gostaria de estar ai para ver esta gente tao talentosa. Pena que estou presa nesta ilha gelida e terroristica…uiuiiiii….Tenho certeza que sera mais um evento bem sucedido.
    beijos da sua amiga paulista e sua fazona
    egni darido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Roteirista diz as influências para o Filme do Lanterna Verde

Roteirista diz as influências para o Filme do Lanterna Verde

O quadrinista e roteirista do filme do Lanterna Verde, Marc Guggenheim, comentou

Prox
Segundo albúm de Macross Frontier também bate recorde

Segundo albúm de Macross Frontier também bate recorde

No dia 16 de junho deste ano, publiquei a notícia “Após 11 anos, um novo

Sugestões para você: