em

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno

Na maior parte do Brasil, inverno é aquela estação do ano em que o clima é exatamente igual à todas as outras estações do ano: quente! Para estes desafortunados (como eu) que nunca conseguiram usar uma jaqueta de couro sem suar, fiz esta eclética seleção de canções sobre o inverno e aquela sua característica que deveria ser a mais marcante: o frio!

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno | Música | Revista Ambrosia

Frozen Warnings – Nico

Cantora de voz tão glacial que qualquer uma de suas músicas caberia nesta lista. Nico foi modelo para Coco Chanel, atuou em filmes de Fellini e Andy Warhol, cantou no primeiro e lendário disco do Velvet Underground e teve um filho com Alain Delon. Foi viciada em heroína durante 15 anos, mas conseguiu largar a droga. Morreu pouco tempo depois, andando de bicicleta.

The Winter – Cake

Romantismo com pontadas de ironia: “Tudo o que você deixou foram as contas que você não pagou”. E belos solos de clarinete.

Winter is Blue – Vashti Bunyan

O tesouro escondido desta lista. Cantora britânica de voz angelical, entre 1965 e 1970 gravou apenas dois singles e um LP, “Just Another Diamond Day”. As baixas vendas a fizeram desistir da carreira musical. O LP tornou-se um cultuado item de colecionador, chegando a ser vendido por dois mil dólares no E-Bay. Foi relançado em 2000. Redescoberta por uma nova geração de músicos, Vashti foi convidada a participar de várias gravações de bandas alternativas. Em 2005 lançou seu segundo álbum.

The Winter Must Be Cold – The Apples in Stereo

Uma rara canção divertida sobre o Inverno.

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno | Música | Revista Ambrosia

Cold Cold Ground  – Tom Waits

Aqui o frio, frio chão é a sarjeta na qual se sente abandonado o protagonista da canção. Mas ainda há alguma esperança: “The piano is firewood /Times Squareis a dream / Lay down together / In the cold cold ground”.

Winter InAmerica – Gil Scott Heron

O Inverno, neste soul falado de Gil Scott, é uma metáfora dos problemas políticos e sociais pelos quais os EUA passavam na época (1974). Parece que esse inverno não vai terminar tão cedo.

The Yo Yo Man – Echo & the Bunnymen

Gélida canção dos psicodélicos Echo & the Bunnymen. Não faço idéia do que seja o “Homem Yo Yo” do título, mas os tempestuosos arranjos orquestrais são magníficos.

Winter Love – Robyn Hitchcock

Autor de divertidas canções psicodélicas, aqui Robyn Hitchcock mostra seu lado mais sombrio.

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno | Música | Revista Ambrosia

Winterlong – Pixies

Originalmente gravada por Neil Young, ganhou esta ótima versão do Pixies.

Long Long Winter – Bob Marley and The Wailers

Inverno + coração partido = canção triste. Nem sempre. Nas letras, Bob Marley reclama da garota que o abandonou, mas o som do Wailers é animado e dançante.

Winter – The Rolling Stones

Do disco “Goat Heads Soap”, que muitos consideram o último grande disco dos Stones.

Winter Song – Screaming Trees

Pra quem sente saudades do “grunge”.

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno | Música | Revista Ambrosia

Wintertime Love – The Doors

Canção menor mas muito simpática da banda de Jim Morrison, em ritmo de valsa!

Winter – Antonio Vivaldi

Composta em 1723, “Inverno” é parte de “As Quaro Estações”, obra mais conhecida do compositor barroco Antonio Vivaldi. Se você conhece um pouco de música erudita, já sabe de tudo isso. Mas aposto que você não sabia que o compositor italiano teve problemas com a censura quando escreveu uma ópera sobre o amor entre duas mulheres. No link está a primeira gravação de “Inverno” feita para ser comercializada em disco, gravada em 1942 na Itália, pelo maestro Bernardino Molinari.

Winter Song – Bruce Springsteen

Antes de se tornar um grande sucesso comercial, Springsteen foi um sucesso de crítica. No início dos anos 70, o músico era comparado a Bob Dylan e Van Morrisson, pelas letras poéticas e pelos arranjos folk. “Winter Song” foi gravada em 1973.

As 20 Melhores Canções Sobre o Inverno | Música | Revista Ambrosia

O Inverno do Meu Tempo – Cartola

O grande bamba do samba. Compôs clássicos nos anos 30, que ficaram famosos nas vozes de estrelas como Carmem Miranda e Araci de Almeida. Só consegiu gravar seu primeiro disco solo em 1974, aos 66 anos.

Fica Comigo Esta Noite – Nelson Gonçalves

Um dos músicos que mais vendeu discos no Brasil. Foi reprovado em muitos programas de calouro antes de conseguir gravar seu primeiro compacto, que foi um sucesso imediato. Desde o começo, odiado pela crítica e amado pelo povo.

Cold Winter Blues – Kokomo Arnold

Mestre da guitarra slide, Arnold é o autor de “Milk Cow Blues”, que foi regravada por Elvis Presley, The Kinks, Aerosmith e Eric Clapton, entre outros.

Que Tudo Mais Vá Pro Inferno – Roberto Carlos

Será que existe algum cidadão brasileiro que não saiba cantar o refrão desta música?

Home Again – Carole King

Carole King é uma máquina de sucessos musicais. Muito antes de gravar seu primeiro disco solo, já criava hits para outros artistas. Em 1961, “Will You Love Me Tomorrow”, gravada pelas Shirelles, foi a primeira canção de Carole a atingir o topo das paradas. Seu primeiro álbum solo seria gravado apenas em 1971.

* Algumas canções desta lista foram sugeridas pelo pessoal da comunidade da revista Bizz.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0