Se você gosta de rock, gosta de guitarristas e, imaginamos, de guitarras. Conheça algumas das mais conhecidas da história do rock

Os guitarristas são, na maioria das vezes, considerados primas-donas. Muitos fazem mais caras e bocas do que realmente tocam.

Porém, há aqueles que ficam marcados pelo talento, sentimento ou velocidade e por terem como companheiras guitarras que ajudaram a marcar a cara do rock.

Abaixo listamos alguns dos instrumentos mais conhecidos pelos roqueiros, sejam eles fãs ou não dos seus donos.

Eric Clapton – Blackie

O Deus da Guitarra inicia a lista com a guitarra que o acompanhou pelas décadas de 1970 até 1985. Blackie, uma Fender Stratocaster, foi montada por Clapton com peças de outras guitarras. A melhor delas (Blackie) ficou com ele e as outras foram dadas para amigos como George Harrison.

Hoje, Blackie é exposta orgulhosamente na loja Guitar Center de Nova York. Visitação imperdível para qualquer fã.

Guitarra

 

B.B. King – Lucille

Guitarras

Uma lenda do blues, B. B. King promoveu um caso de amor explícito com sua(s) Lucille. O guitarrista fez da sua Gibson ES-335 uma lenda tão grande quanto ele.

B.B. King até escreveu uma canção para a sua Lucille, na qual fala da guitarra e da origem do seu nome.

Eddie Van Halen – Frankenstrat

Guitarras

Outra Stratocaster que, assim como a Blackie, foi montada a partir de peças de outras guitarras. The Frankenstrat, uma menção ao famoso Doutor Frankenstein, foi criada por Eddie na tentativa de unir os sons característicos das Gibson e da Stratocaster.

Com uma pintura psicodélica, a Frankenstrat se transformou na marca registrada de Eddie.

Brian May – Red Special

Guitarras

Outro guitarrista que fabricou seu instrumento. A Red Special foi feita por Brian e seu pai, no fim dos anos 60. A guitarra surgiu devido a falta de verbas para comprar uma guitarra de marca.

Uma das guitarras mais famosas do rock, a Red Special (e sem timbre único), não custou mais que oito libras.

Bo Diddley – Twang Machine

Pode ser que Bo Diddley não seja tão conhecido das novas gerações, mas o artista nascido no Mississippi e falecido em 2008, é um dos mais influentes do rock.

Sua Twang Machine — com formato de uma caixa de fósforos — foi desenhada pelo próprio Diddley e fabricada pela Gretsch com uma série de avanços tecnológicos (para a época), o que tornava seu som único.

Les Paul – Gibson Les Paul

O pai da guitarra e inventor do instrumento não poderia ficar de fora dessa lista. Sua guitarra é usada até hoje por milhares (ou milhões) de músicos em todo o mundo. Les Paul também criou o tape eco e deixou um legado para ser lembrado por todo o sempre.

Detalhe: nos seus shows ele sempre tocava Aquarela do Brasil.

No vídeo abaixo você pode notar a reverência de nomes como B. B. king, Jeff Beck, Stanley Jordan e Eddie Van Halen.

Muitas outras guitarras

Há várias outras guitarras conhecidas, mas essas são as com mais personalidade. Nem mesmo as usadas por Hendrix, Page e outros se comparam com essas citadas acima. Não concorda? Deixe suas opinião nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui