em

Dia Internacional do Rock

Scorpions

No dia 13 de julho de 1985 acontecia simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) um dos maiores show de Rock da Historia, o Live Aid, iniciativa de Bob Geldof (vocalista da banda Boomtown Rats) para arrecadação de fundos contra a fome na África. Foi uma reunião de grandes nomes do pop e rock mundial e em menos de 24h foram arrecadados cerca de 100 milhões de dólares. A partir de então, o dia 13 de julho passou a ser o Dia Internacional do Rock.

Durante todo o mês de julho são oferecidas diversas atividades em comemoração ao Rock desde shows até exposições e eventos beneficentes.

Antecedendo as comemorações, no dia 07 de julho aconteceu na Outs, em São Paulo, o show de CJ Ramone, ex-baixista dos Ramones, acompanhado por Daniel Ray (produtor e guitarrista), Brian Constanza (guitarrista, Bad Chopper) e Brant Bjork (baterista, ex-Queens of the Stone Age, Kyuss) trazendo aos fãs os grandes sucessos dos Ramones. Foi a primeira apresentação da turnê brasileira, seguindo depois para Cordeirópolis/SP (08), Goiânia/GO (09), Brasília/DF (10), Recife/PE (11) e Araraquara/SP (12).

No dia 08 de julho acontece no Blackmore Rock Bar (Al. Maracatins 1317 – Moema) show da banda O Electric Funeral, com João Luiz (vocal, King Bird), Ricardo “Soneca” Schevano (baixo, Baranga), Marcelo Schevano (guitarra, Carro Bomba) e Vitão Bonesso (bateria), cabeça do programa de heavy metal Backstage (transmitido pela rádio KissFM aos domingos).

img_0529_thunderbird_ambrosia_foto1
No dia 10 de julho, aproveitando a ocasião das festas do Rock e o Dia da Pizza que também é comemorado desde 1985, a Chácara Santa Cecília faz uma ação beneficente onde músicos fazem papel de garçons por 1 hora e meia para arrecadar fundos a instituições, e este ano o montante será destinado a Abrace (Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança Especial). Além disso, a entrada do público ao estabelecimento “custa” 1k de alimento não perecível ou um agasalho em bom estado. Artistas confirmados: Kiko Zambianchi, Thunderbird, Ivan e Andria Busic (Dr.Sin), Clemente (Inocentes), Léo e PG (Tihuana), Rafael Bittencourt (Angra) e Amorim Menezes (Raul Seixas cover).

img_0536_clemente_ambrosia_foto2

Na Galeria do Rock em São Paulo, as comemorações começam no sábado dia 11 de julho com shows das bandas Izi, Mr.Clown e Ilúvenis. Ainda no sábado, a Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia exibe às 14h o show “Rainbow: Live in Munich 1977”. Complementando a exibição, é feita uma apresentação sobre a banda dando ênfase a Ritchie Blackmore e Ronnie James Dio, seguida de uma palestra sobre as capas mais famosas do rock e uma projeção sincronizada de “O Magico de Oz” e “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd, às 15h. O jornalista Sergio Pereira Couto faz uma apresentação dos mitos e lendas do rock.

A partir das 18h do sábado, o Clube Estrela D’Oriente de Barretos (Av. 9 Nº 131 – Centro) traz o Live Rock Festival com apresentação das bandas The Otherside (Metallica Cover – S.J. Rio Preto) EyeLyser (Iron Maiden – Mirassol), Mad Dog (Hard Rock – Franca), Motordrunk (Rock n Roll – S.J.Rio Preto) e Bloody Rain (Death/Black Simphonic – Bebedouro). Para adesão: 1 kg alimento não perecível, exceto sal e açúcar, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Barretos.

Enquanto isso, em São Bernardo acontece no Skate Parque Radical (Av. Armando Ítalo Setti, 65) bem em frente ao paço municipal da cidade, o 2o Festival em comemoração ao Dia Internacional do Rock com show das bandas Radioative, Sarkaustic, Ebtida, Maiden England (Iron Maiden Cover) e Panda Blues. O evento começa as 14h e a entrada é franca.

No domingo, 12 de julho, é a vez das bandas Zafenate, Granada, Baranga e Golpe de Estado se apresentarem na Galeria do Rock em São Paulo. E a partir das 18h, no Blackmore Rock Bar (Al. Maracatins 1317 – Moema ) acontece a comemoração do Dia do Rock com a Grande Final do Projeto ROCKAHOLIC (festival de seleção de bandas que farão parte do cast da casa a partir desta data). Como convidada especial, a “Banda Sabre” (Santa Catarina), que está na estrada divulgando seu novo trabalho, com forte influencia do hard rock.

No dia 13 de julho, o então Dia Internacional do Rock, a Radio KissFM, que também comemora seu 8º aniversário no dia 13, abre as portas dos estúdios para visitação dos ouvintes das 9h às 18h. Na Galeria do Rock, visitas de sósias de artistas como Elvis Presley, Raul Seixas, Kurt Cobain e da banda Kiss.

img_0323_korzus_ambrosia_foto_3

A noite, a partir das 21h no Manifesto Rock Bar (Rua Iguatemi, 36, Itaim Bibi/SP) a banda “Metal World”, tributo organizado pelos músicos Luis Mariutti (baixo), Andre Matos (ex-Angra, Shaman e Firebox), Eloy Casagrande (bateria, Andre Matos), Fabio Ribeiro (teclado, Andre Matos, ex-Angra e Shaman), Marcelo Araújo (guitarra, ex-Firebox) e Nando Fernandes (ex-Hangar) será a atração de comemoração do Dia Internacional do Rock. Com caráter beneficente, entrada é de R$ 10 reais mais 1kg de alimento (não perecível). Haverá participações especiais de grandes nomes das bandas Korzus, Dr. Sin, Mindflow e Henceforth.

Desta forma, todos os fãs de rock que estarão em São Paulo nesses dias poderão aproveitar boa parte dos shows aqui citados. Aqueles que souberem de qualquer outro evento na cidade ou fora dela, podem postar nos comentários para avisar aos amantes do rock que leem o site.

E Long Live Rock’n’Roll!

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

FLIP: Modos de Olhar – Paraty: lado-B, out-takes e alternative mixes, Parte 2

O retorno da Miskatonic River Press