LançamentosMúsicaVideos

Doce é Manga – Psicodelia tropical para enxergar as coisas simples

Compartilhe
Compartilhe

A música negra e o ritmo afrobeat embalam as harmonias do single e clipe “Doce é Manga”, do projeto Espelhos de Okê (MG). Como se trouxesse suavidade ao caos, a canção remete ao contexto de isolamento, enquanto traz em sua letra a ironia de quem romantiza a vida. Com melodia dançante, as palavras densas fazem contraponto a alegria evocada nos instrumentos e nas vozes do grupo. A música é um lançamento Alcalina Records e antecipa o disco de estreia, Vista Sua Armadura Mais Bonita, com lançamento marcado para Outubro de 2021.

“Ela cria uma metáfora sobre a inversão de valores, em que deixamos de observar coisas simples que podem ser mais doces que os problemas. A música surgiu em meio ao contexto pandêmico de lockdown no qual estávamos adaptando à  nova realidade de isolamento. Com sonoridade dançante ironiza esse momento e é um resultado de reflexões de mudanças de valores, enxergar doçura em meio ao caos e valorizar as coisas pequenas e simples onde podemos encontrar felicidade”, define Flavy Matos, uma das principais vozes do Espelhos de Okê.

O clipe de “Doce é Manga” foi criado com a intenção de trazer o visual dos contrapontos, as cenas com cores saturadas deixam claro a alegria e descontração trazida pela manga no contexto. No momento em que o figurino aborda cores em tons frios, a banda já não está tão feliz, porém apresentam sua arte com classe e força de vontade e a manga está distante, com casca, passando pelas costas sem ser vista.

O clipe e single “Doce é Manga” sucede os singles “Yeye Oke” e “Bomba Viva”, ambos lançados junto do selo paulista Alcalina Records, e com versões audiovisuais disponíveis no canal do Espelhos de Okê. Como não se pode deixar de notar, a banda é fortemente influenciada pelo tropicalismo: psicodelia e a união da guitarra com elementos sonoros regionais.

“A mistura de referências tão distintas é a origem da miscigenação da música popular brasileira, no nosso caso, música popular brasileira psicodélica. Toda parte performática envolve o ouvinte criando uma atmosfera visual em torno das músicas. Além disso, as músicas são compostas por elementos eletrônicos que levam também para um universo  pop.”, analisa Flavy.

Criado durante o ano de 2020, o Espelhos de Oke é idealizado pela cantora Flaviany Matos, que atua na música desde 2004. Em um trabalho coletivo feito no interior de Minas Gerais, a banda aborda em suas composições temas como autoconhecimento, forças da natureza, espiritualidade, coletividade e questões sociais. Em suas performances, a ideia é unir música, dança e teatro, a fim de proporcionar ao público uma nova experiência artística. Fazem parte do projeto os músicos Flaviany Matos (performance, voz), Alan Girardeli (produtor musical, teclas, efeitos, baixo), Alexandre Rosa (violão e guitarra), Ciro Nunes (bateria e flauta), Zé Vitor Braga (performance, voz e percussão) e Marcella Melgaço (performance e voz).

Espelhos de Okê - Doce é Manga (capa)

O single “Doce é Manga” é uma composição de Flavy Matos e Alan Girardeli e conta com vozes de Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Gabriel Marchetto. E ainda, com os músicos: Flavy Matos (escaleta), Gabriel Faria (violão), Alan Girardeli (baixo, sintetizador e programação). O single foi gravado, editado, mixado e produzido por Alan Girardeli, no Estúdio DaumRec. A masterização ficou por conta de Bruno Giorgi. A arte da capa é de autoria de Gabriel Marchetto, as fotos de divulgação e o videoclipe são de Junior Silva.

Já o clipe de Doce é Manga conta com captação, direção e edição de Junior Silva, que também ficou responsável pela direção de fotografia. O roteiro é uma criação conjunta de  Flavy Matos, Marcella Melgaço, José Vitor, Gabriel Marchetto e Junior Silva. A edição de áudio é de Alan Girardeli, com design gráfico de José Vitor e Gabriel Marchetto. Participam do clipe os atores: Flavy Matos, Marcella Melgaço, José Vitor, Gabriel Marchetto, Alan Girardeli, Alexandre Rosa e Ciro Nunes. O cenário é uma criação de Flavy Matos, Gabriel Marchetto e Marcella Melgaço. Os figurinos e maquiagens foram idealizados por Flavy Matos, Márcia Kissia, Gabriel Marchetto e Raíza Vinhal. O clipe foi gravado no Estúdio de Vídeo do UNIPAM.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Ellen Oléria canta Nina Simone na Casa de Francisca

Ellen Oléria faz a sua estreia no palco da Casa de Francisca...

Moana 2: novo trailer revela novas inéditas

A Disney lançou recentemente o trailer dublado oficial de Moana 2, revelando...

Astronauta: animação brasileira ganha trailer

“Astronauta”, a nova animação brasileira da Max, ganhou seu primeiro trailer no...

Cantor Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo pelo governo

Leonardo, sertanejo conhecido por sucessos dos anos 1990, foi incluído na chamada...

“Coringa: Delírio a Dois” em debate no Outcast

“Coringa” foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2019 arrecadando mais...

Jari Salmikivi lança manifesto/canção “Illusions of Truth”

A desinformação em tempos digitais é realidade nos quatro cantos do mundo....

Thiago Malakai antecipa seu próximo álbum com a estreia de “Infalível”

Faixa, uma ode à superação e à força que surge nas lutas...

Insanidade lança quarto álbum de estúdio “Enough to be a Loser”

Insanidade acaba de lançar seu quarto álbum de estúdio auto-intitulado de “Enough...