O duo Motoserra, projeto experimental interestadual formado pela mineira Maria Caram e a paraibana Olga Costa, acaba de lançar “rio_rua“, nova faixa de trabalho. Escrita por Maria Caram, a letra relata um dos mais presentes transtornos da modernidade (principalmente em tempos de pandemia): a crise de ansiedade. Mas ao invés de narrar a situação descrevendo os sintomas e aspectos físicos como em “Waves of Fear” de Lou Reed, a Motosserra o faz de forma subjetiva, tecendo um emaranhado de pensamentos com frases e efeitos em repetição até atingir uma cacofonia noise.
Segundo Caram, o conceito de “rio_rua” surgiu pela influência de “I’m Sitting in a Room” do compositor experimental norte-americano Alvin Lucier. “Gosto de olhar para figuras como Lucier e John Cage e pensar neles como amigos me mostrando uma nova brincadeira“, explica Maria. “Por isso sinto certo desespero ao vê-los sendo apresentados como difíceis e herméticos, pois eles foram diretamente responsáveis por me fazer perder o medo de experimentar o fazer musical“, complementa.
Além das vozes e efeitos de Maria Caram e Olga Costa, “rio_rua” traz as participações das guitarras noise de Alexandre Lopes (Terlingua). Juliana Altoé ficou responsável pelo baixo e Rafael Luna (ambos da banda The Zasters) na bateria, que também assinaram a produção da canção via Tuca Records. A mixagem e masterização também foi feita por Rafael Luna.
Assim como a faixa anterior, “AmaZona”, “rio_rua” fará parte do EP de estreia da Motosserra, cuja data de lançamento será anunciada em breve.
Ficha Técnica:
Letra e vocais: Maria Caram
Backing vocals: Olga Costa
Guitarras noise: Alexandre Lopes
Baixo: Juliana Altoé
Bateria e synths: Rafael Luna
Produção: Tuca Records (Rafael Luna e Juliana Altoé)
Mixagem e masterização: Rafael Luna
Distribuição: Tratore
Lançamento: Hominis Canidae REC
Comente!