AgendaMúsica

Edu Lobo, Mauro Senise e Romero Lubambo lançam “Quase Memória” no RJ

Compartilhe
Compartilhe

“Quase memória” completa a trilogia que reuniu Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise nos álbuns Todo sentimento e Dos Navegantes (Grammy Latino 2017). Além da faixa-título, o disco traz as inéditas Silêncio, Peregrina e Terra do Nunca.

Quase memória foi composta por Edu quando leu o romance de Carlos Heitor Cony, muitos anos atrás. Na hora de escolher o repertório, a plena memória de Edu resgatou Quase memória para nomear o novo disco.

“Se essa rua que atravessa a minha vida fosse minha, eu queria então cantar pra afastar a solidão da minha vida e a tristeza ir bater noutro lugar.” O Edu letrista confessa também na música As mesmas histórias: “Sim, eu sei, volto de novo sabendo quanto errei, contando as histórias, as mesmas histórias.”

O amor pega mais leve na Rosinha de Capinam: “Rosa vai com a sombrinha caminhando, pra onde Rosa caminha, lá vou eu me desviando.” E surgem dois mestres do verbo e do verso. Vinícius de Moraes na letra da inédita Silêncio: “É o amor que te fala, é o amor que se cala e que despetala a flor do silêncio.” E Chico Buarque, com toda a malícia de Lábia, narrada pela ótica feminina: “Palavras de virar cabeça meu amado vai usar, palavras como se elas fossem mãos, tantos rodeios pra enfim me roubar coisas que dele já são.”

Mauro Senise e Romero Lubambo, os outros protagonistas da trilogia, superam aqui suas atuações anteriores. Senise investe nas flautas em seis faixas, nos saxes em cinco. Na flauta baixo é soturno em O dono do lugar; saltitante em A terra do nunca. Na descritiva Canudos ataca com flauta e piccolo. E, em Lábia, é sua flauta que faz a solda entre a voz de Edu e a letra de Chico. Com o sax alto, Senise tem solos irretocáveis em Peregrina e Silêncio. Um detalhe de bastidor: a introdução de Mauro ao alto em As mesmas histórias mostra sua intimidade “siamesa” de trinta e cinco anos com Romero Lubambo.

Dois convidados muito especiais abrilhantam a festa, A israelense Anat Cohen comparece com sua clarineta cool e brejeira em Lábia; e faz um belo solo bluesy na reflexiva Branca Dias. O acordeonista Kiko Horta ajuda a inventar o clima de fantasia em A terra do nunca; sublinha o canto de Edu em Senhora do Rio e injeta um clima de forró em Canudos. Bruno Aguilar, novamente, marca o álbum com o pulso firme do seu contrabaixo. Desta vez, o “núcleo duro” se abriu para receber ainda o baterista Jurim Moreira, em quatro das onze faixas, e o pianista Cristóvão Bastos, em seis. Cristóvão é um dos fieis da trilogia: é o autor da faixa-título Todo sentimento; e arranjou e tocou piano na inédita instrumental de Edu, Noturna, em Dos Navegantes.

Serviço

Lançamento CD Quase Memória – Edu Lobo (voz), Romero Lubambo (violão e guitarra) e Mauro Senise (sax, flauta e piccolo)
Participações especiais: Cristóvão Bastos (piano), Bruno Aguilar (contrabaixo), Kiko Horta (acordeon), Jurim Moreira (bateria)
Datas: 19 (quarta-feira) e 20 (quinta-feira) de junho, às 21 horas
Local: Teatro XP Investimentos (dentro do Jockey Club), Av. Bartolomeu Mitre, 1110. Leblon. Tel: (21) 3807.1110
Ingressos: 80,00 (inteira) e 40,00 (meia)

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaInfantilTeatro

Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores na Caixa Cultural SP

A CAIXA Cultural São Paulo recebe até 22 de dezembro de 2024,...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

LançamentosMúsica

Jefté lança clipe de “Efeito Borboleta”, com Rico Dalasam

A faixa, destaque do disco Poeta do Caos, ganha um visual dark...

JOSS DEE
LançamentosMúsica

Joss Dee faz o encontro Brasil-Angola em seu primeiro álbum

Lançado pelo selo Afrikan Smell, “Funkeiro Kudurista” chega às plataformas com diversas...

Thaís Fraga - Crédito fotográfico Aloizio Jordão
AgendaShows

Thaís Fraga e Trio celebram “Mais de 30 Anos de Bossa n’ Jazz” no Musicorum

A cantora Thaís Fraga e seu trio farão um passeio pelo melhor...