em

Elisa Queiros bota a plateia para cantar junto no Teatro Café Pequeno

A cantora e compositora Elisa Queiros fez um show memorável, dia 25 no teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro, com sua banda que gravou ano passado seu ótimo álbum Bons Ventos, um dos grandes lançamentos da MPB do ano. Um trio super entrosado composto pelo baixista Alex Rocha, que desde o início da carreira da cantora a acompanha e também produziu este último álbum. No teclado, Itamar Assiere e na bateria, Paulo Diniz fecha o trio que se entrosa à perfeição tocando o repertório de Bons Ventos e mais algumas canções de primeiro trabalho de Elisa chamado Merecimento, como a faixa, ‘Sei dos Caminhos’, parceria do Itamar Assumpção com a poeta Alice Ruiz.
O show abre com o nome da canção que dá título ao álbum, Bons Ventos, com uma pegada bem jazística, com boa química da cozinha de Paulo e Alex. O trabalho melódico se fechou no jazz mas houve espaços para levadas funkeadas e participações de trechos com apenas um instrumentista como tecladista num samba bem cadenciado. A voz de Elisa modula muito bem a relação entre parte vocal – a maneira como ela solta seu vozeirão e como os arranjos são feitos para ter o máximo de harmonia entre o som e a voz da cantora. Incrível é que as letras, na maioria feitas por Elisa, têm um encaixe perfeito na modulação do seu timbre com a vibe de jazz que veste grande parte das composições.
O exemplo é a linda letra de ‘Inútil pensamento’, com uma cadência na fala da letra que cai como uma luva nos acentos do piano e na marcação leve e sincopada da bateria. Inclusive Paulo não fica apenas numa suposta repetição de ritmos e contratempos , ele faz modulações bem interessantes de mão e cadencia de acordo com que a canção pede numa maior intensidade ou mais pausada marcha. Alex, o baixista, pontua cada frase rítmica com peso necessário, ondulando, a base melódica de acordo com tipo de swing da canção.
Uma grande participação que ocorreu  durante o show foi de Andrea Dutra, colega de Elisa no grupo Arranco de Varsóvia. A cantora fez uma letra para a amiga no álbum novo, e as duas cantaram juntas a canção ‘Disseram’. E depois, sozinha com a banda, tocou duas canções de sua autoria entre elas ‘Valsa Número Um’, com uma bela letra. O show terminou com a canção ‘Antes de Dizer Adeus’, composição de Fred Martins que inclusive participa cantando no álbum. Mas ainda sobrou espaço no finalzinho para bisar ‘Sei dos Caminhos’.

Deixe sua opinião