AcervoMúsica

O fim do Kid Abelha

Compartilhe
Compartilhe

Na mesma semana em que a música pop perdeu o astro Prince, foi anunciado o fim das atividades de uma das principais bandas pop brasileiras, o Kid Abelha. Há algum tempo as atividades do grupo já haviam se tornado bissextas, devido aos projetos paralelos (bem sucedidos) dos integrantes, mas o comunicado oficial da dissolução só veio no último sábado (dia 23 de abril).

O Kid Abelha nunca foi uma banda aclamada pela crítica ou objeto de culto pelo público como seus contemporâneos Legião Urbana, Titãs ou Paralamas do Sucesso, mas é a que possui o maior número de hits radiofônicos no Brasil, com mais de 30 músicas bem-executadas.

Formado em 1982, com o nome Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, contava em sua formação original com Paula Toller (voz), Leoni (voz e baixo elétrico), Carlos Beni (bateria), Pedro Farah (guitarra) e George Israel (sax).

Paula e Leoni se conheceram na época de faculdade. Ambos estudavam na PUC-RJ e engataram um namoro. Nesse período, Leoni, Carlo e Pedro tinham uma banda chamada Chrisma e sempre convidavam Paula a ingressar na banda, porém, ela sempre recusava, alegando ser tímida. Suas visitas aos ensaios a motivaram a cantar. George Israel, por sua vez, foi visto tocando saxofone em Búzios, Rio de Janeiro, e convidado por um amigo de Leoni a conhecer a tal banda que este liderava.

George aceitou o convite e se uniu à banda, pouco tempo depois conhecida como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, nome escolhido durante uma transmissão ao vivo na Rádio Fluminense FM, lendária rádio de Niterói, grande responsável pelo estouro do rock Brasil dos anos 80.

A primeira demo executada pela extinta rádio foi ‘Distração’. O sucesso foi imediato, a banda passou a fazer shows no Circo Voador e, com isso, participam do LP Rock Voador, com duas faixas: ‘Distração’ e ‘Vida de Cão é Chato pra Cachorro’.

Pedro Farah foi o primeiro integrante a deixar a banda, logo no início da fase de sucesso, para morar nos Estados Unidos. Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra em definitivo. Beni, que mais tarde seria produtor da banda carioca Biquini Cavadão, foi o segundo integrante a sair do Kid, sendo substituído por bateristas contratados. O debut se deu com “Seu Espião”, de 1984, que trazia singles que já eram grandes sucessos radiofônicos como ‘Pintura Íntima’, ‘Por Que Não Eu?’ e ‘Como Eu Quero’, e as inéditas, que se tornaram sucessos instantâneos, ‘Fixação’, ‘Nada Tanto assim’, ‘Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor)’.

O sucesso os levou ao Rock In Rio. A saída de Leoni, pouco depois do lançamento do segundo disco, “Educação Sentimetal”, de 1985, se deu devido a desentendimento generalizado que ele e Paula tiveram com seus respectivos namorados, a herdeira da loja Zoomp, Fabiana Kherlakian, e Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso. Pelo fato de Leoni ser o principal letrista, todos acreditavam que aquele seria o fim, mas a banda estava apenas decolando. A formação ficou sendo, durante os últimos trinta anos, Paula, Bruno e George.

Paula Toller foi alçada ao status de musa, e foi convidada para papéis no cinema e na TV, mas recusou todos. para o papel título de “Bete Balanço”, que terminou sendo interpretado por Débora Bloch e de Natasha, da novela “Vamp”, que foi interpretada por Cláudia Ohana.

Ao todo foram 16 álbuns e dois DVDs ao vivo. O Kid Abelha aproveitou a onda de revival do BRock anos 80 nos anos 2000 e gravou um acústico, que vendeu 750 mil cópias, ficando por dois anos entre os 10 mais vendidos. A partir daí a banda passou a ter longos hiatos, até fazer a comemoração de 30 anos em 2012, mas em 2013 anunciaram uma nova pausa.

E agora chega ao fim. E justamente remando contra a tendência atual de reuniões (vimos que o IRA!, por exemplo, superou uma séria briga entre integrantes e retornou; e os Los Hermanos fizeram apresentações especiais) e longevidade. Mas, quem sabe, eles não voltam uma reunião especial? A saudade pode bater

 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

LançamentosMúsica

Jefté lança clipe de “Efeito Borboleta”, com Rico Dalasam

A faixa, destaque do disco Poeta do Caos, ganha um visual dark...

JOSS DEE
LançamentosMúsica

Joss Dee faz o encontro Brasil-Angola em seu primeiro álbum

Lançado pelo selo Afrikan Smell, “Funkeiro Kudurista” chega às plataformas com diversas...

AgendaMúsica

Associação de Canto Coral encerra a Temporada 2024 da Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta quinta-feira, dia 19 de dezembro e sexta-feira, dia 20...